ASSINE
search button

Servidores da Justiça Federal anunciam greve e fazem protesto no Centro do Rio

Servidores cobram reajuste salarial que não acontece desde o ano de 2006

Compartilhar

Na tarde desta quarta-feira (17), os servidores da Justiça Federal do Rio de Janeiro realizaram um protesto no Centro do Rio. O movimento percorreu toda a Avenida Rio Branco, da Candelária até à sede do TRE. Os servidores reclamam da falta de reajuste salarial, que não ocorre há nove anos. A última vez que o salário desses servidores foi reajustado foi em 2006. De lá para cá, a inflação acumulou quase 70%.

Segundo o servidor Paulo de Camargo, funcionário do TRT desde 1996, a defasagem nos vencimentos dos servidores chegam a 59%.

“Eu sou funcionário da Justiça, concursado, desde o ano de 1996. Já vi muita crise acontecendo, mas nunca cheguei a ficar nove anos sem reajustes salarial. A única maneira que encontramos de chamar a atenção do poder executivo é realizando essa greve. Só com os serviços parados nós teremos a atenção que merecemos”, comentou Camargo.

Com cartazes, apitos, e narizes de palhaço, os manifestantes cobram do Senado Federal uma maior atenção ao Projeto de Lei que tramita na Casa desde 2009. O projeto propõe a reposição das perdas salariais em seis parcelas semestrais, ao longo de 2015, 2016 e 2017.

Ao ser questionado o porquê da necessidade da greve, se o projeto está pautado para ser votado ainda no mês de junho, a servidora Renata Lombardi explicou que esse projeto existe desde 2009, e que a votação sempre está sendo adiado através de manobras políticas.

“A greve se faz necessária pela pressão em cima das autoridades, pois desde quando o projeto de lei entrou em pauta, no ano de 2009, ele nunca chegou a ser levado à votação. São seis anos que esse projeto entra e sai da pauta de votação. Sempre que ele está para ser votado, alguma manobra política é feita para que isso não aconteça. A nossa intenção é mostrar que os trabalhadores do Poder Judiciário Federal não aceitarão novas manobras nesse momento decisivo”, explicou.

Outra coisa que fez os servidores se sentirem mais indignados, é que segundo eles, os magistrados estão com todos os reajustes em dia.

“Nós não conseguimos entender os motivos de que o alto escalão do Poder Judiciário têm todos os reajustes em dia, ganham salários altíssimos, enquanto os servidores, que ganham menos de um quinto do que os magistrados recebem”, lamentou Renata.

A greve da Justiça Federal não ficará concentrada apenas no Rio de Janeiro, ela será nacional, e envolverá aproximadamente cem mil servidores espalhados por todo o país. O movimento está sendo orientado pelo sindicato, Sinsejufe e a federação nacional, Fenajufe.

Os servidores informam que durante a greve, todos os serviços judiciários ficaram interrompidos, exceto os casos inadiáveis, ou aquelas tratadas como emergenciais.