ASSINE
search button

Visconde de Mauá ganha Centro de Turismo e Meio Ambiente

Compartilhar

O governador Luiz Fernando Pezão entrega, neste sábado (13/6), às 11h, o Centro de Turismo e Meio Ambiente, na Vila Visconde de Mauá, em Resende, na Região do Médio Paraíba. As obras  de implantação do Centro contaram com recursos da ordem de R$ 3,5 milhões, no âmbito do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), coordenado pela Secretaria de Estado de Obras. Neste valor, está incluída a urbanização do entorno, formado pela Rua Presidente Wenceslau Braz e diversas alamedas.

Além de ser um ponto de referência para o turismo da região, o Centro abrigará a sede do Parque Estadual da Pedra Selada (PEPS). Criado em 15 de junho de 2012, o parque se estende por Resende e Itatiaia, com área de 8.036 hectares, e é administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), da Secretaria do Ambiente.

O Centro e a sede do parque são compostos por um conjunto de três edificações, num total de 990 metros quadrados, contando com espaços destinados a exposições, central de informações, auditório e biblioteca, entre outras atividades. A administração do parque também desenvolve ações de educação ambiental. O objetivo é desenvolver atividades culturais, educativas, turísticas e artísticas para a comunidade da região.

 

Preservação da Mata Atlântica e da fauna

O Parque Estadual da Pedra Selada (PEPS) protege a vegetação nativa de Mata Atlântica, entre as quais florestas densas, mistas com araucárias e campos de altitude da Serra da Mantiqueira, fazendo divisa com o Parque Nacional de Itatiaia. Entre os atrativos está o Pico da Pedra Selada com 1.700 metros de altitude e acesso pela Estrada Parque (RJ-163), em Visconde de Mauá. As trilhas e as cachoeiras são outras atrações naturais para o turismo ecológico e a prática de esportes aquáticos.

Em relação à fauna local, há diversas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, com destaque para o muriqui (Brachyteles arachnoides), considerado o maior macaco das Américas, um dos primatas mais ameaçados do planeta. O parque conta também com inúmeras aves de pequeno porte, como inhambus, jacus, quero-quero, urus, juritis, pomba amargosa e macuco. Várias estão presentes nas listas estadual e nacional de espécies ameaçadas de extinção.

 

Investimentos do Prodetur

As obras do centro e de urbanização do seu entorno são parte integrante de um conjunto de investimentos do Prodetur que vêm sendo realizado pelo Governo do Estado, que visa qualificar e desenvolver de forma sustentável o turismo na região. Os recursos investidos somam cerca de R$ 90 milhões, contemplados no Prodetur, que conta com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Os investimentos começaram com a implantação da Estrada-Parque Visconde de Mauá (RJ-163/RJ-151) e terá continuidade com as obras de requalificação urbana do Lote 10 na Vila de Visconde de Mauá - em fase final de licitação - e das vilas de Maringá e Maromba, a estruturação do Parque Nacional do Itatiaia e de ações de caráter ambiental.