ASSINE
search button

Paes inaugura novo Espaço de Desenvolvimento Infantil na Ilha do Governador

Unidade vai ampliar o atendimento na Educação Infantil na região em 250 vagas

Compartilhar

O prefeito Eduardo Paes inaugurou, na manhã desta sexta-feira (12/02), na Ilha do Governador, o Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Anna Maria Jesus Conceição, que atenderá 250 crianças da região. Este é o terceiro EDI da Ilha, bairro onde há 41 unidades da rede municipal de ensino e 16 mil estudantes beneficiados. 

Com o novo espaço, o governo municipal chega à marca de 39.985 novas vagas em creches e pré-escola abertas desde 2009. Até o final de 2016, serão construídos mais 78 EDIs, alcançando-se a meta de criar 60 mil novas vagas. Construído pelo Programa Morar Carioca, da Secretaria Municipal de Habitação (SMH), a unidade receberá crianças de seis meses a cinco anos e 11 meses de idade, das comunidades Bela Vista da Pichuna e Magno Martins. Para a construção do novo EDI, a prefeitura investiu R$ 4,4 milhões.

"Essa molecada simboliza a nossa atenção com a educação desta cidade. É importante que as crianças estejam em sala de aula. Porém, é mais importante ainda que se faça da escola um lugar de transformação. Isso se dá através do ensino de qualidade. Essa é a transformação que o Brasil precisa. Para tornar o nosso futuro melhor, precisamos garantir um futuro melhor para essas crianças", afirmou o prefeito.

Parte de um novo modelo de atendimento à primeira infância, os Espaços de Desenvolvimento Infantil integram, em um mesmo ambiente, a creche e a pré-escola. Nesses locais, as crianças são estimuladas a desenvolver a aprendizagem desde pequenas, a partir da convivência com os livros e materiais apropriados para sua faixa etária. Para garantir um atendimento de qualidade, cada sala de atividades conta com um professor de Educação Infantil. Para isso, a prefeitura já convocou mais de 5.200 profissionais.

"É um espaço fantástico, capaz de proporcionar um futuro escolar bem sucedido para cada uma dessas crianças", falou a secretária municipal de Educação, Helena Bomeny.

Cada EDI possui uma biblioteca/brinquedoteca especializada na primeira infância. As unidades também contam com uma Sala de Primeiros Atendimentos, onde um agende de saúde verifica a carteira de vacinação e fornece orientações de higiene às crianças e seus responsáveis.

O novo EDI da Ilha é composto de três andares. No térreo, há recepção, pátios coberto e descoberto, secretaria, banheiro, sala da diretoria, refeitório, cozinha, recepção de alimentos, despensa, rouparia, lavanderia, área de serviço, vestiários para funcionários, almoxarifado, banheiro para portadores de deficiência e elevador. No primeiro pavimento há solário, berçário, fraldário, lactário, sala de higienização e sala de reunião. Já no segundo pavimento, as crianças dispõem de seis salas de atividades, banheiros, sala multiuso, biblioteca e pátio descoberto.

Mãe de Helena, de dois anos, Tuani da Silveira Rocha, de 24, aguarda ansiosamente pelo sorteio das crianças que serão atendidas na unidade:

"Estou na expectativa, bem esperançosa. O espaço é bonito, bem elaborado e fica a poucos metros de minha casa. Se minha filha conseguir vir para cá, será a maior alegria da minha vida e excelente para o desenvolvimento dela".

A cerimônia de inauguração do EDI Professora Anna Maria Jesus Conceição foi acompanhada pelo secretário executivo de Coordenação de Governo, Pedro Paulo, e pelo secretário municipal de Habitação, Carlos Francisco Portinho. Também estavam presentes o subprefeito da região, Nelson Miraldi, familiares da homenageada e parlamentares.

"Quando investimos em Educação, estamos criando oportunidades para a vida desde os primeiros anos de uma pessoa. Trata-se de um espaço que se preocupa em atender bem. Isso inclui a qualidade das refeições que a criança recebe e o seu aprendizado", disse Pedro Paulo.

A criação de novas vagas em creches e pré-escola faz parte da meta da Prefeitura do Rio em atingir a marca de 35% de sua rede em tempo integral até o final de 2016.