ASSINE
search button

Evento no Rio comemora 80 anos dos Alcoólicos Anônimos

Compartilhar

O grupo de Alcoólicos Anônimos (AA) está em clima de comemoração. Nesta quarta-feira (10/6) a entidade completa 80 anos de atuação no mundo. Para que todos comemorem em grande estilo, os grupos de trabalho estão se preparando para receber visitantes, integrantes, familiares e profissionais de saúde. 

Os temas abordados durante a semana especial serão: AA e a internet, a chegada do AA no Brasil, comparação dos 12 passos do AA de 40 anos e atualmente, além de alguns debates, como o desenvolvimento e a importância do CTO.

O Brasil é o terceiro país com o maior número de grupos de ajuda mútua: são 4.900. O México é o segundo, com 13 mil e os EUA em primeiro, com 90 mil grupos. O Alcoólicos Anônimos é uma irmandade mundial que forma grupos de homens e de mulheres dependentes do álcool desde 1947 em todo o país. Os membros do AA se propõem a compartilhar livremente suas experiências com o propósito de permanecerem sóbrios e ajudarem outros alcoólatras a alcançarem a sobriedade. Para fazer parte da Irmandade de AA o único requisito sugerido é ter o desejo de parar de beber.

Segundo o médico e amigo de AA, Dr. Oscar Cox, o alcoólatra precisa encarar o alcoolismo como uma doença e ter a consciência de que é impossível controlar o problema sozinho. Daí a necessidade de frequentar os grupos de mútua ajuda.  Infelizmente, o álcool está relacionado a 61% dos acidentes de trânsito e a 52% dos casos de violência doméstica em todo o país. Além disso, o álcool pode ser associado a outras doenças como o câncer, o coração, e desordens psiquiátricas, declara Cox.

A irmandade de Alcoólicos Anônimos começou a ser criada no dia 10 de junho de 1935, no Estado de Ohio, EUA. Os primeiros dois grupos se formaram na cidade de Akron (EUA), terra natal do cirurgião Dr. Bob, um dos precursores da irmandade. O marco da criação do AA foi quando o médico Bob, já incapacitado de realizar cirurgias, devido a forte dependência do álcool encontra-se com Bill W, funcionário da Bolsa de Valores de Nova Iorque que estava de passagem pela cidade. Bill era alcoólico, mas, preocupado em evitar recaídas, procura encontrar na cidade alguém que estivesse passando pelo mesmo problema. Consegue, então marcar um encontro com o Dr. Bob. O encontro, previsto para durar 15 minutos se transcorreu por 6 horas, tempo em que os dois puderam compartilhar sofrimentos, angustias e temores. Os encontros se tornaram mais frequentes e ambos não tiveram vontade de beber desde que começaram a contar suas experiências. A partir daí, perceberam que deveriam levar esta mensagem para outros dependentes de álcool.

Em 1938, surge o primeiro escritório local dos Alcoólicos Anônimos no mundo - Escritório de Serviços Gerais, em Nova Iorque. A partir daí, os primeiros grupos começam a se propagar nos EUA. Em 1939 é publicado ainda em NY o livro: “Alcoólicos Anônimos”, produzido pelos próprios membros e editado pelo escritório. O livro contava como os primeiros membros atingiram a recuperação, além de descrever pela primeira vez os 12 passos - mensagem universal das reuniões. A publicação torna-se então, o texto básico da irmandade. A partir de 1941 a forte repercussão do livro nos EUA, facilitou a difusão de novos grupos no Canadá e posteriormente na Europa.

Hoje existem cerca de 100 mil grupos de AA no mundo, espalhados em mais de 150 países. No Brasil, o AA tem cerca de 5 mil grupos, com aproximadamente 100 mil membros. No RJ temos 507 grupos em atividade. No Brasil, a irmandade só foi criada, em 1947, formando sua primeira sede na Avenida 1º de maio, no Centro do Rio de Janeiro – o AA Rio Nucleus, futuro Grupo Rio de Janeiro de AA.

AA começou a ser difundido no país em junho de 1946, quando o americano Herbet L., frequentador de um Grupo de AA na cidade de Chicago – EUA,  vem ao Rio de Janeiro trabalhar como diretor artístico de uma empresa de publicidade. Por ser novato no programa do AA, sua preocupação imediata foi procurar a Irmandade na cidade onde ele viveria por três anos. Como a Irmandade de Alcoólicos Anônimos era desconhecida no Rio de Janeiro, Herb busca companheiros que lutam contra o alcoolismo e assim funda o primeiro grupo de AA no Brasil.