ASSINE
search button

Ciclistas protestam contra morte de médico na Lagoa

Compartilhar

Cerca de 150 ciclistas, segundo os organizadores, se reuniram no Corte do Cantagalo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, para participar de uma missa campal que lembrou das recentes vítimas de assaltos na cidade, entre elas o médico Jaime Gold, que morreu na última quarta-feira (20) enquanto andava de bicicleta na Lagoa, e pediu por mais paz, focando no problema crescente dos assaltos. Após a celebração, que se iniciou às 10h da manhã deste sábado (23), o grupo seguiu em passeata pela cidade, com parada em frente ao Palácio Guanabara e término na Prefeitura.

“Nosso objetivo é alertar para o crescimento deste novo tipo de crime, que é o roubo de bicicletas. As bicicletas são bens cobiçados e encontram um mercado fácil para revenda”, aponta Raphael Pazos, organizador do evento e presidente da Comissão de Segurança no Ciclismo da Cidade do Rio de Janeiro (CSC-RJ).

A CSC-RJ luta pela tipificação de roubo e furto de bicicletas no Código Penal, que atualmente já define, por exemplo, o mesmo tipo de crime quando se trata de celulares. Pazos explica que definir o objeto furtado ajuda hora da recuperação do bem. “As Delegacias de Polícia estão cheias de bicicletas que foram recuperadas, mas que não conseguem encontrar seus donos. Um delegado que recuperou uma bicicleta na Zona Norte, por exemplo, não fica sabendo que ela foi roubada na Zona Sul”.

“Em uma cidade como o Rio de Janeiro, que tem como meta estender sua malha cicloviária,é importante dar mais atenção a este tipo de crime, porque quanto mais ciclovias se tem, mais bicicletas vão para a rua e o número de assaltos também aumenta. É um problema que não ocorre só aqui, mas em outras cidades que têm projetos do tipo como Londres, Amsterdam ou Paris”, afirma.

Na próxima quarta-feira (27), às 13 horas na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), ocorrerá uma audiência pública convocada pela Deputada Martha Rocha com o tema “A violência contra os ciclistas”, que pretende discutir não só o problema dos assaltos mas também as dificuldades enfrentadas pelos usuários do transporte quando transitam em vias públicas.

Audiência pública com o tema: “A violência contra os ciclistas”

Local: Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) no Auditório Senador Nelson Carneiro

Endereço: Rua Primeiro de Março, s/n – Centro do Rio de Janeiro

Data: Quarta-feira, 27 de maio, às 13 horas