ASSINE
search button

PF prende servidores da Anvisa e policiais federais no Porto do Rio

Compartilhar

A Polícia Federal deflagra hoje (20) a Operação Arcanus para desarticular esquema de facilitação irregular no desembaraço imigratório e sanitário e nos procedimentos tráfego marítimo, que ocorria no Porto do Rio de Janeiro com a participação de agentes públicos. Trezentos policiais federais, com apoio da Marinha do Brasil, cumprem oito mandados de prisão temporária, 33 de condução coercitiva e 37 de busca e apreensão na capital,  Niterói, São Gonçalo e São João de Meriti,  no estado do Rio de Janeiro, e em Paranaíba, no Piauí.

As oito ordens de prisão são contra cinco servidores da Anvisa e três da Polícia Federal, ocorrendo também a condução coercitiva de um praça da Marinha. De acordo com a investigação, os funcionários da Agência emitiam o Certificado de Controle Sanitário de Bordo das embarcações sem efetivamente inspecioná-los. Já os policiais federais deixavam de adotar o procedimento imigratório regular.

De acordo com a PF, o nome da operação, Arcanus (termo em latim que significa oculto, escondido), refere-se ao modo oculto e reservado através do qual os crimes foram praticados em áreas de controle e acesso restrito do porto. 

Os presos foram indiciados, na medida de suas participações, por corrupção ativa, corrupção passiva, concussão (quando servidor público exige dinheiro ou vantagem em razão da função que ocupa), inserção de dados falsos em sistemas, organização criminosa, falsidade ideológica, uso de documento falso, dentre outros.