ASSINE
search button

Dilma lançará programa de concessões nas próximas semanas

A presidente cumpriu agenda no Rio de Janeiro e falou sobre próximos planos do governo

Compartilhar

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira (12) que irá lançar pacotes de concessões para o setor logístico nas próximas semanas, como parte de uma série de três etapas, que compreende também o lançamento de um plano para a energia elétrica nos próximos anos e o início do Minha Casa, Minha Vida 3. Na entrevista concedida na sede do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos, na Zona Norte do Rio de Janeiro, Dilma foi questionada se as ajudas ao setor logístico poderiam prejudicar o ajuste fiscal e respondeu dizendo que "as concessões não são um gasto do governo federal, porque não fazem parte do orçamento geral da União". 

Cumprindo agenda na capital fluminense, Dilma concedeu entrevista à imprensa após reunião com representantes do Comitê Olímpico, o governador do estado, Luiz Fernando Pezão, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes. A presidente destacou a importância de se fazer "um ajuste fino" na integração entre os governos federal, estadual e municipal para resolver os problemas decorrentes "de um grande evento como os Jogos Olímpicos de 2016". 

Questionada se as investigações decorrentes da Operação Lava Jato poderiam interferir nas obras para as Olimpíadas, a governante respondeu: "Eu não vejo qual é o impacto que a Lava Jato terá no evento. Eu não tenho nenhuma avaliação que mostre isto". 

Na sede do comitê, cerca de 30 integrantes de uma comitiva do PT manifestavam apoio à presidente cantando músicas e agitando bandeiras, enquanto dividiam espaço com pelo menos outras cinco pessoas que portavam cartazes de protesto e críticas ao governo. A reunião, considerada "muito produtiva" por Dilma, serviu para firmar um compromisso de volta "sistemática" da presidente à cidade que vai sediar os jogos, como forma de manter o diálogo entre a organização e o governo federal. Dilma destacou a importância de manter a organização, qualidade e segurança no evento, que "vai colocar o Brasil diante de todo o mundo", além de mostrar "a beleza que é o parque olímpico", cujas obras estão "perfeitamente em dia", afirmou. 

Dilma cumpre agenda no Rio e tem recepção calorosa

Além da recepção por membros do Partido dos Trabalhadores, Dilma foi recebida calorosamente por populares em outros dois eventos em que participou no Rio de Janeiro nesta terça-feira. Pela manhã, ela esteve em Cosmos, na Zona Oeste, para entregar chaves do programa Minha Casa, Minha Vida. Em seguida, visitou obras da Linha 4 do Metrô na Barra da Tijuca. Beneficiados com moradias e operários das obras do metrô fizeram questão de abraçar Dilma e tirar "selfies" com a presidente.

Juntamente com o prefeito Eduardo Paes e o governador Luiz Fernando Pezão, Dilma entregou as chaves de 1.484 imóveis para famílias com renda de até R$ 1.600, do Programa Minha Casa, Minha Vida, nos empreendimentos Recanto do Paçuaré I e II e Vivendas das Gaivotas, em Cosmos, Zona Oeste da cidade.

A presidente chegou ao condomínio acompanhada pelos ministros Gilberto Kassab (das Cidades) e Ricardo Leyser (da secretaria executiva do Ministério do Esporte), além de autoridades estaduais,  municipais e federais. Antes mesmo de subir no palco, a governante visitou um dos apartamentos e cumprimentou os novos moradores, que ficaram emocionados com a homenagem.

Em seu discurso, Kassab ressaltou a importância do programa Minha Casa, Minha Vida para retirar do aluguel e da pobreza os trabalhadores de baixa renda, que possam ter uma segurança habitacional. "O apartamento que vocês estão recebendo agora, ninguém mais tira da sua família", disse o ministro.

Dilma cumprimentou no seu discurso as mães de família que receberam as chaves, considerando que nas construções não há apenas tijolos e concretos, mas vidas. Ressaltou ainda os esforços dos novos proprietários para realizar o sonho da casa própria. A presidenta enalteceu a parceria com o governo estadual e chamou Paes de "prefeito mais feliz do Brasil".

"Talvez a mais importante vitória de uma família faz ao longo dos anos", assim a presidenta se referiu à entrega dos residenciais. Ela contou detalhes da sua conversa com a família que a recebeu, destacando as conquistas dos moradores, especialmente nas duas áreas que ela considerou essenciais: educação e habitação. "Estamos construindo condições para que as pessoas tenham uma vida melhor", salientou.

Dilma comentou a importância da escola municipal que está sendo construída próxima aos condomínios, para a educação das crianças e jovens que residem na região.

Segundo a presidente, mais de dois milhões de moradias já foram entregues pelo programa e mais de um milhão já foram contratadas e estão em construção, faltando pouco para completar a meta de três milhões de casas entregues pelo seu governo. "Nós estamos construindo não só moradias, mas vidas", disse. A chefe de estado disse estar "feliz" com as melhorias e investimentos no estado. E anunciou a reunião com as autoridades regionais para tratar das Olimpíadas, ainda nesta terça (12). 

O governador Pezão relembrou o laçamento do programa habitacional federal, o entusiasmo da presidente que, na época, estimava milhões de moradias que seriam construídas. "A senhora já esteve aqui [no Rio de Janeiro] oito vezes neste segundo mandato para entregar obras, habitações", destacou.

A moradora Aline dos santos, de 31 anos, foi sorteada para receber as chaves simbólicas das mãos da presidenta.

Dilma visita obras da Linha 4 do metrô

Ao meio-dia, Dilma chegou à Barra da Tijuca para visitar as obras da linha 4 do metrô do Rio de Janeiro. A presidente andou de trackmobile, um caminhão adaptado para circular sobre os trilhos, e depois seguiu pelo túnel que ligará São Conrado e Barra da Tijuca à Gávea, na Zona Sul da cidade, onde foi recepcionada por cerca de 50 funcionários das obras do metrô, posando para fotos e "selfies". Em seguida, partiu para um almoço e foi à sede do Comitê Olímpico, no Rio de Janeiro.