ASSINE
search button

Centro: após tiroteios, polícia apura áudio que pede doação de armas

Suspeita é de que voz seja do traficante 'Playboy'. Seis pessoas morreram no fim de semana

Compartilhar

Depois de um fim de semana violento nas comunidades do Fallet/Fogueteiro e Coroa, na região central do Rio de Janeiro, com confrontos que resultaram em seis mortos e, pelo menos, cinco pessoas feridas, a Polícia Civil investiga a autoria de um áudio que circula pelas redes sociais, com a voz de um homem solicitando doações de armas e munições para criminosos do Morro da Coroa e pede para os donativos serem encaminhados para o Morro da Pedreira, em Costa Barros, no Subúrbio. A gravação é atribuída ao traficante Celso Pimenta, mais conhecido como Playboy, chefe do tráfico na comunidade da Pedreira.

"E aí meus amigos que tiver ouvindo. A hora é essa para fortalecer o grupo da Coroa. Os alemão tá lá no morro. A hora é essa. A facção é isso aí, cumpadi. Uma pistola, um oitão, uma bala, uma granada. Quem poder fortalecer, vamos fortalecer. Vamos se unir. Não vamos deixar esculachar. Se quiser é só mandar para a Pedreira aqui. Bala, fuzil, pistola. Vamos fortalecer nossos amigos", diz a gravação supostamente feita por Playboy. Em uma outra gravação que circulou em grupos de policiais militares no WhatsApp, por volta das 22 horas deste domingo (10), os agentes alertavam para uma nova invasão na Coroa, por traficantes do Morro do São Carlos, também no Centro. "Cem indivíduos fortemente armados no Morro de São Carlos, partindo para a comunidade da Coroa. Partindo para a comunidade da Coroa. Mais de cem elementos fortemente armados. Qual a viatura que vai?", alerta o áudio de um dos PMs do grupo.

Os confrontos nas duas comunidades tiveram início na sexta-feira (8), quando traficantes de grupos rivais teriam iniciado uma guerra na disputa de pontos de venda de drogas. O tiroteio começou por volta das 22 horas, resultando em uma pessoa morta e outras cinco feridas. Entre elas a jovem Gabriella Prazeres do Nascimento, de 22 anos, grávida de cinco meses, que segue internada em estado grave no CTI do Hospital Souza Aguiar, para onde foi encaminhada por policiais. No sábado (9) de manhã, foram encontrados mais três corpos no alto do Morro da Coroa, subindo para quatro o número de vítimas fatais.

Neste domingo (10) de manhã, novo confronto entre traficantes rivais e agentes da PM na comunidade da Coroa deixou mais dois mortos: Diego Luniere, de 22 anos, e um homem de 25 anos, não identificado. Ambos foram levados para o Souza Aguiar, mas chegaram ao hospital sem vida. Diego era cantor de rap e estava na comunidade para fazer um show. O jovem deixou um filho de seis anos. O corpo da vítima será sepultado nesta segunda (11). 

As duas comunidades já receberam Unidades de Polícia Pacificadora (UPP).

Disque Denúncia lança campanha para ajudar captura de Playboy

O traficante Celso Pimenta, Playboy, é um dos mais procurados do Rio. O Disque Denúncia lançou na semana passada uma campanha que oferece a recompensa de R$ 50 mil a quem tiver informações que levem à sua captura. Playboy é foragido do Sistema Penitenciário e sua ficha criminal tem contra ele ao menos quatro homicídios, além de roubo e tráfico de drogas. 

É atribuído ao traficante o roubo de 193 motos de dentro de um galpão terceirizado do Departamento de Transportes Rodoviários do Rio (Detro). O crime aconteceu na madrugada do dia 31 de dezembro, no bairro Fazenda Botafogo, nas proximidades da comunidade da Pedreira, no Subúrbio da cidade.