ASSINE
search button

Rio de Janeiro ganha guia definitivo com curadoria de Ricardo Amaral

Rio Book, com dicas de ofertas culturais e de lazer, marca os 450 anos da cidade

Compartilhar

O Rio de Janeiro agora tem seu guia oficial, com quase 560 dicas de cultura e lazer para cariocas e viajantes. Sob curadoria do empresário Ricardo Amaral, paulista que conhece como poucos os atrativos e as peculiaridades desta cidade, o "Rio Book" marca os 450 anos da capital fluminense. O livro foi lançado nesta quarta-feira (28) no RioSul, como parte da programação dos 35 anos do shopping carioca, completados neste dia, e contou com a presença de empresários e representantes de diferentes segmentos da sociedade. O guia será distribuído em todos os quartos de hotéis da cidade, e seu conteúdo também está disponível para visualização online e para download

"É uma publicação feita com muita naturalidade e prazer, é um catálogo da cidade, para quem vem de fora e para quem vive aqui", garantiu Ricardo Amaral para o JB sobre o guia. Conforme destacou o empresário, o catálogo apresenta os cartões-postais, os pontos culturais, de compras, os atrativos da noite, os restaurantes, os botecos, os spas, os hotéis, enfim, uma seleção de tudo o que a capital fluminense tem a oferecer, em 460 páginas, "feitas com muito carinho".

A publicação conta com artigos assinados por jornalistas como Roberto D’Avilla e Lu Lacerda, dos cartunistas Ziraldo, Chico Caruso e Lan, do Boni, e do publicitário Washington Olivetto, além do arquiteto Miguel Pinto Guimarães. As fotografias são de autoria de Marco Terranova, Felipe Varanda e Berg Silva. 

Para Amaral, o cartunista Lan, é "o mais carioca dos cariocas", apesar de ter nascido na Itália. E o guia termina justamente com uma síntese desse trabalho dele, "que retrata a nossa cidade como ninguém". "Nem Oscar Niemeyer conseguiu reproduzir as curvas dos cariocas como ele reproduz a cada semana", salienta Amaral

A jornalista brasileira Hildegard Angel, em conversa com o JB, ajudou a traduzir a importância do guia para a cidade, e também da presença de Ricardo Amaral no projeto. "É a pessoa certa no projeto certo. Você só pode ficar convencido da qualidade de um produto como a cidade do Rio de Janeiro através de um produto de qualidade, como é este Rio Book." 

A jornalista lembrou que qualquer grande e média cidade do mundo conta com um bom material editorial sobre a cidade, o que o Rio de Janeiro agora também tem. "O Rio de Janeiro precisava ter isso. Nós temos agora um material à altura da cidade. Eu aplaudo essa iniciativa da cidade do Rio de Janeiro, do RioSul e do Ricardo Amaral."

Alfredo Lopes, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) destacou para o JB que o Rio Book deve ser um marco na divulgação do destino turístico, por abordar vários aspectos da cidade com uma linguagem leve e por estar acessível por meio de diversas plataformas, além da distribuição em todos os quartos de hotel da cidade, com reposição. Sobre a importância da assinatura de Ricardo Amaral do projeto, ele assinalou: "Amaral é um patrimônio do Rio de Janeiro, apesar de ser paulista -- porque ser carioca é um estado de espírito. O Ricardo é uma marca do Rio de Janeiro."

O estilista Heckel Verri, também presente na inauguração e feliz por fazer parte também da seleção de ofertas da cidade, com suas lojas, frisou que o Rio Book é de "suma importância", considerando que o Rio é uma referência turística mundial e que o turista certamente precisa de um suporte de informações com fundamento, "exatamente o que se propôs a equipe do Ricardo Amaral na formulação desse guia de informações".

"Ricardo Amaral agrega uma super experiência a esse projeto, de uma boa pessoa bon vivant, que tem experiência ao longo do mundo inteiro, conhece todas as qualidades máximas que o mundo pode oferecer. É muito tranquilizador, inclusive, constar no livro, como é o caso das nossas lojas", declarou Heckel Verri ao JB.

Aniversário do RioSul

O RioSul completou 35 anos nesta terça-feira (28) e preparou uma programação para homenagear a cidade do Rio de Janeiro, ao longo deste mês. Exposições de fotos, passeio de ecoturismo e lançamento do livro Rio Book fizeram parte do calendário. 

“No ano em que o Rio completa 450 anos e o RIOSUL, 35, nada mais justo do que comemorar em dose dupla e fazer uma homenagem especial do shopping carioca à cidade maravilhosa. Preparamos várias surpresas e eventos que, com certeza, serão uma bela homenagem a todos os cariocas, clientes, lojistas e, claro, ao Rio”, destacou Márcio Werner, superintendente do Shopping.

Marcio Werner destacou também, em conversa com o JB, a passagem subterrânea que vai fazer ligação do shopping com a rua, que deve ser lançada em maio, a passarela do livro, na qual as pessoas vão poder retirar e doar livros, e também passarela da música, com artistas de Nova York e de outras cidades.