ASSINE
search button

Rio intensifica combate à sonegação fiscal

Compartilhar

Três operações de fiscalização promovidas pela Secretaria Estadual de Fazenda nesta semana foram responsáveis por 318 autuações, sendo a maior parte por falta de nota fiscal. As ações aconteceram no Ceasa de Irajá, no Boulevard Rio Shopping em Vila Isabel e em Itatiaia. Além de combater a sonegação fiscal no transporte de mercadorias e no comércio em geral, a iniciativa tem objetivo de conscientizar contribuintes e consumidores para a necessidade de solicitação do cupom fiscal.

A última operação aconteceu ontem, 16, no município de Itatiaia, Região do Médio Paraíba Fluminense, onde foram parados 256 veículos e 41 foram autuados. A equipe da Barreira Fiscal ocupou as três saídas da cidade para fazer as abordagens.

No dia anterior, 15, foi a vez da operação Cadastro em Dia, no Boulevard Rio Shopping, em Vila Isabel, Zona Norte da Cidade do Rio. Na ocasião foram vistoriadas 167 lojas, das quais 74 foram autuadas – 19 delas por irregularidades na emissão de cupom fiscal e quatro estabelecimentos não apresentaram inscrição no Cadastro Estadual. Na área de carga e descarga do shopping, 83 veículos foram abordados e sete foram autuados por irregularidades relacionadas ao documento fiscal dos produtos.

Também na Zona Norte aconteceu a operação Ceasão, no último dia 14, no centro de abastecimento localizado em Irajá. Ao longo do dia os auditores da Secretaria de Fazenda fizeram 196 autuações, número recorde para as operações da equipe volante já ocorridas nessa unidade do Ceasa.  Durante a ação, a equipe constatou que muitos restaurantes, hotéis, fornecedores de refeições industriais, fabricantes de alimentos, entre outros, fizeram compras nas lojas no Ceasa, mas não exigiram a Nota Fiscal Eletrônica, mas apenas o cupom fiscal. Dessa forma, não é possível identificar o CNPJ dos compradores, o que facilita a sonegação fiscal.