ASSINE
search button

'Paes não sabe do que fala', diz Torben sobre despoluição da Baía de Guanabara

Para prefeito, poluição não prejudicará Olimpíadas, por serem em agosto, época de poucas chuvas

Compartilhar

Torben Grael, o maior medalhista olímpico do Brasil e diretor técnico da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), rebateu o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, a respeito da poluição da Baía de Guanabara, sede das competições de vela das Olimpíadas 2016.

Segundo o prefeito a poluição não vai prejudicar as provas, já que a Olimpíada está marcada para agosto, uma época de pouca chuva na cidade. O prefeito ainda disse também que barcos podem ser empregados para retirar os resíduos sólidos. 

"Ele não sabe nada do que fala. Não tem conhecimento de causa algum para falar sobre a questão do lixo. Não serve como referência", disparou o velejador durante a disputa do Mundial da classe Soto 40, realizado em Florianópolis.

No último dia 30 de março, o Instituto Rumo Náutico, ONG criada pelos irmãos Torben, Lars e Axel Grael, havia rejeitado a proposta de contratação de seus serviços para a despoluição da baía. O projeto de limpeza foi elaborado pelo ambientalista Axel Grael, vice-prefeito de Niterói, e cedido à Secretaria Estadual de Ambiente. Mas a modalidade de contratação, em regime de urgência, recebeu críticas, o que fez a ONG se retirar.