ASSINE
search button

Linguajar carioca: a construção de uma expressão típica e original

JB resgata 11° fascículo de série comemorativa do quarto centenário da cidade

Compartilhar

"O português do Brasil tem, na fala carioca, uma expressão típica e original", dizia Francisco de Assis Barbosa na abertura do 11° caderno da série de aniversário de 400 anos do Rio, comemorado naquele ano de 1965. Com textos de grandes conhecedores do assunto, "ortodoxos e heterodoxos", como Antônio Houaiss e Manuel Cavalcanti Proença, era realizada uma tentativa de explicar o fenômeno do vocabulário e do sotaque do carioca, a partir da contribuição de diferentes línguas e classes sociais.

A coleção de 20 fascículos lançada naquele ano, resgatada agora pelo JB pelos 450 anos da Cidade, era um grande livro de história, que falava desde o nascimento do Rio de Janeiro até os dias de então, sem a intenção de ser didático ou erudito, mas popular. A edição ficou a cargo do jornalista e biógrafo, que viria a ser imortal da ABL cinco anos depois, Francisco de Assis Barbosa.

"Talvez o fato de ter sido o Rio de Janeiro o centro econômico e cultural da colônia, a partir do ciclo do ouro antes mesmo de cá para ser transferido o centro político, instalado na Bahia com Tomé de Sousa, o homem da Guanabara começou a criar a sua língua cheia de xis e de esses. Ao fim de quatro séculos, constituiu-se talvez num dos maiores, senão o maior, criador de brasileirismos", ressaltava o editor.

*** Veja aqui o conteúdo completo da 11a. edição da série ***

Quando a edição foi publicada, no dia 12 de agosto daquele ano, os cadernos anteriores já tinham apresentando todo um histórico das transformações das ruas e da população do tempo colonial ao republicano, um retrato físico dessas mudanças por meio da cartografia e também uma análise da interferência do homem, da expansão urbana, da formação da indústria, do comércio, do dinheiro e dos serviços públicos.

Confira as edições anteriores: 

>> Cadernos do IV Centenário: 'JB' resgata série histórica de aniversário do Rio

>> A Cidade Colonial: oligarquia, revoltas populares e retorno dos franceses

>> A Cidade Imperial: movimentos populares e costumes do tempo do rei

>> A Cidade Republicana: as grandes reformas e a vida moderna

>> Geografia Física e Turismo: a evolução do Rio de Janeiro nos mapas

>> Geografia Humana: do arraial fortificado aos arranha-céus e favelas

>> Bairros e subúrbios da Cidade: Caminhos da expansão urbana

>> Indústria e comércio: síntese do desenvolvimento econômico

>> Vida econômica da Cidade: Momentos decisivos e o dinheiro do carioca

>> Serviços Públicos da Cidade: Luta por água, luz, transportes e telefone