ASSINE
search button

Eduardo Paes errou o mês: Chuva forte deixa Rio em estágio de atenção

Compartilhar

Uma forte chuva fez a cidade do Rio de Janeiro entrar em estágio de atenção por volta das 17h20 deste domingo (22). Em pouco mais de uma hora, ruas de diversos bairros ficaram alagadas. O prefeito Eduardo Paes alertou a população sobre o perigo de chuva forte, só que com um mês de antecedência. Em fevereiro, seu alerta de chuva, que não veio na época como o alarmado, virou motivo de piada nas redes sociais. Paes não teve a mesma diligência, contudo, em alertar a população desta vez, voltando a se equivocar. Este é o Rio da Olimpíada de 2016.

Às 19h47, o Centro de Operações da Prefeitura informava por meio de seu perfil em rede social que "ainda vem mais chuva por aí". "A previsão para as próximas horas é de pancadas de chuva moderada, ocasionalmente forte, acompanhadas de trovoadas."

O Rio Maracanã chegou a transbordar, dada a intensidade da água, e o jogo entre Flamengo e Vasco foi interrompido. O estádio do Maracanã, cujo gramado tem um dos melhores sistemas de drenagem do mundo, ficou alagado. O Centro de Operações recomenda que a população evite permanecer em áreas sujeitas a alagamentos e deslizamentos.

Por volta das 19h18, o Centro de Operações indicava acúmulo de água na 24 de maio, altura da Rua Cônego Tobias; no Viaduto do Gasômetro, sentido Centro, altura do acesso da Linha Vermelha; na Rua da América, altura da Rua Senador Pompeu; e na Rua Borja Reis, altura da Dois de Fevereiro. Pouco antes, por volta 19h, havia um bolsão d´agua na Praia de Botafogo, sentido Copacabana, na altura do Viaduto Santiago Dantas.

Havia registro de chuva muito forte em Irajá (31,0mm), Estrada Grajaú-Jacarepaguá (22,8mm), Grajaú (21,8mm), Anchieta (20,6mm), Madureira (18,2mm), Tijuca/Muda (19,0mm), Vidigal (17,0mm), Piedade (15,6mm), Bangu (14,0mm), Grande Méier (13,6mm) e Rocinha (13,2mm).

"O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informa que o município entrou em ESTÁGIO DE ATENÇÃO às 17h23 deste domingo, dia 22 de março, devido à atuação de áreas de instabilidades, associadas à passagem de uma frente fria no oceano, que atuam sobre parte da cidade ocasionando chuva moderada em alguns pontos", informou o Centro de Operações.

"A previsão para as próximas horas é de pancadas de chuva moderada, ocasionalmente forte, acompanhadas de trovoadas. O Estágio de Atenção é o segundo nível em uma escala de três e significa a possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas", continuou.