ASSINE
search button

Pedro II abre ano letivo com debate sobre diversidade sexual

Compartilhar

O início do ano letivo no Colégio Pedro II terá como temática o respeito e a tolerância à diversidade sexual no ambiente escolar. A questão será abordada na aula de abertura do ano letivo, proferida por Rogério Diniz Junqueira, pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que terá como tema “Cotidiano escolar, currículo e heteronormatividade: desafios para uma educação de qualidade para todos”.

Para o reitor Oscar Halac, a escolha do tema destaca a importância de promover o debate sobre a diversidade no ambiente escolar de forma contínua. “A sociedade criou determinados dogmas que ditam comportamentos que precisam ser revistos e debatidos, uma vez que eles geram cobrança e marginalização daqueles que não se adequam. Ter que representar um papel no dia-a-dia que não condiz com seu imo causa muito sofrimento à pessoa. Esta palestra é uma contribuição do Colégio Pedro II para ampliar o debate sobre o tema dentro e fora da Instituição e fazer com que todos os indivíduos se sintam acolhidos no ambiente escolar”, afirma.

A palestra será seguida de 30 minutos para debate entre ouvintes e palestrante. O evento é aberto a toda a comunidade escolar e interessados no tema. A aula de abertura acontece no dia 2 de março, às 10h, no Teatro Mario Lago, no Complexo de São Cristóvão – Campo de São Cristóvão, 177.

O respeito à diversidade também foi pauta da aula de abertura do ano letivo de 2014, marcada pela palestra sobre as relações étnico-raciais, proferida pelo Prof. Dr. Kabengele Munanga, da Universidade de São Paulo.