ASSINE
search button

Governo divulga esquema especial de trânsito para o Carnaval 2015

Compartilhar

Tem início a partir desta sexta-feira (13/2) o esquema especial de carnaval no trânsito do Rio de Janeiro, para o desfile de blocos e escolas de samba no Sambódromo, no Centro. A Secretaria de Estado de Transportes divulgou nesta quinta (12) o funcionamento nos trens, barcas, metrô e ônibus neste período de folia. 

Segundo o órgão, o metrô vai funcionar ininterruptamente das 5 horas de sexta-feira (13) às 23 horas de terça (18). Trens e barcas terão novos horários de viagens.

Trens

A Supervia, concessionária responsável pelo serviço, vai disponibilizar viagens extras em trens com ar-condicionado para atender aos foliões. Na madrugada de sexta-feira (13) para sábado (14), serão 16 mil lugares adicionais no retorno para casa em oito trens extras para os ramais Santa Cruz, Japeri e Saracuruna, que partirão da Central do Brasil em direção às estações terminais entre 0 h e 5 h.

Na manhã de sábado (14), os passageiros dos ramais Santa Cruz e Japeri que forem ao bloco Cordão da Bola Preta, no Centro, contarão com viagens extras para a Central. A estação Santa Cruz terá partidas às 7h53, 8h23 e 8h43. Já os passageiros da estação Japeri terão viagens às 7h38 e às 7h59.

De sábado (14) até terça-feira (17), serão 39 viagens, com partidas da estação Central a cada duas horas para os ramais Japeri, Santa Cruz e Saracuruna. Somente a estação Central estará aberta para embarque. As demais estações funcionarão apenas para desembarque de passageiros.

Na quarta-feira de cinzas (18), até às 10 h, o ramal Deodoro vai operar com intervalos de 15 minutos, os ramais Santa Cruz e Japeri terão intervalos de 25 minutos, e trens dos ramais Belford Roxo e Saracuruna partirão a cada 30 minutos. Após as 10 h, a operação seguirá conforme dias úteis. Para o Desfile das Campeãs (21), haverá trens na madrugada de domingo para os ramais Santa Cruz, Japeri e Saracuruna.

 

Parceria com as escolas de samba

Uma parceria com as escolas que margeiam a linha férrea, a SuperVia vai garantir o deslocamento de 20 mil integrantes de oito escolas do Grupo Especial e da Série A até o Sambódromo. Os bilhetes serão distribuídos entre integrantes da Acadêmicos de Santa Cruz Mangueira, Inocentes de Belford Roxo, Império Serrano, Grande Rio, Mocidade Independente de Padre Miguel, Unidos de Bangu e Unidos de Padre Miguel. 

Cada escola terá direito a um trem exclusivo para o transporte de seus integrantes, em horário programado de acordo com a apresentação de cada agremiação. 

TELEFÉRICO

O Teleférico do Alemão funcionará das 8 h às 20 h, de sábado (14) a quarta-feira (18). Os passageiros podem consultar a programação completa dos trens no site da concessionária www.supervia.com.br e por meio do SuperVia Fone (0800 726 949, que atende 24 horas). 

METRÔ

O MetrôRio terá um esquema especial de funcionamento durante os cinco dias de folia. Os trens circularão, sem interrupção, das 5 h de sexta-feira (13 às 23 h de terça-feira (17), com extensão de embarque até 1 h de quarta-feira (18) nas estações Central e Praça XI, e até 2 h nas estações Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos, Cantagalo e General Osório.

A partir das 12 h de sábado (14), os trens da Linha 2 farão o trajeto direto entre Pavuna e General Osório sem transferência entre as duas linhas. A operação especial se repetirá entre 5 h de sábado (21) e 23 h de domingo (22) para atender aos usuários que vão ao Desfile das Campeãs, no Sambódromo.

Algumas estações terão modificações em sua operação durante o Carnaval. No sábado (14), em função do desfile do Cordão da Bola Preta, a estação Cinelândia estará fechada durante todo o dia. Na segunda (16), a estação Cinelândia voltará a fechar durante todo dia, desta vez devido ao desfile do bloco Sargento Pimenta. De sábado (14) a terça-feira (17), entre 15 h e 20 h, a estação General Osório terá um esquema diferenciado de operação, destinando alguns acessos exclusivamente para embarque e outros, desembarque.

E, nas madrugadas, algumas estações fecharão suas bilheterias, permanecendo abertas normalmente para embarque e desembarque. Além disso, um plano de segurança, com a presença de brigadas de incêndio, está preparado para garantir uma viagem mais segura ao folião. A programação completa está disponível no site www.metrorio.com.br.

Durante a Operação Especial de Carnaval, o MetrôRio aceitará normalmente os cartões Unitário, Pré-Pago e os cartões da Riocard. E o ponto final das linhas de integração Metrô Na Superfície e 525 (Barra Expresso), terão o ponto final transferido da estação General Osório para estação Siqueira Campos.

BARCAS 

A CCR Barcas vai operar com horários especiais na segunda e quarta (16 e 18). A previsão é de que sejam transportados cerca de 500 mil passageiros entre quinta-feira (12) e quarta (18). Toda a programação pode ser conferida em www.grupoccr.com.br/barcas. Assim como nos anos anteriores, a CCR Barcas vai disponibilizar banheiros químicos para os foliões. As 16 cabines (oito masculinos e oito femininos) serão instaladas na Praça XV, do lado de fora da estação.

Programação:

Dias 14/2 (sábado) e 15/2 (domingo)

A linha Praça XV-Praça Araribóia-Praça XV vai operar com intervalos de 30 minutos. As linhas do Cocotá e de Charitas não funcionam nos fins de semana. A linha de Paquetá funcionará normalmente.

Dia 16/2 (segunda-feira)

No período entre 5h40 e 10h, os intervalos da linha Praça XV-Praça Araribóia-Praça XV serão de 20 minutos. Das 10h às 16h, as partidas serão a cada 30 minutos. Entre 16h e 20h, são retomados os intervalos de 20 minutos. As viagens das 20h às 23h30 acontecerão a cada 30 minutos.

A operação da linha Praça XV-Charitas-Praça XV será suspensa, em virtude das obras de adaptação das pontes para receber a embarcação Pão de Açúcar, a primeira das nove novas embarcações que irão reforçar a frota do transporte aquaviário.

Dia 17/2 (terça-feira)

A linha Praça XV-Praça Araribóia-Praça XV vai operar com intervalos de 30 minutos. Conforme previsto no quadro de horários da concessionária, as linhas do Cocotá e de Charitas não funcionam nos feriados. A linha de Paquetá funcionará normalmente.

  

Dia 18/2 (quarta-feira de cinzas)

Os intervalos da linha Praça Araribóia-Praça XV serão de 30 minutos.

A linha Praça XV-Charitas-Praça XV não terá operação, em virtude das obras de adaptação das pontes para receber a embarcação Pão de Açúcar, a primeira das nove novas embarcações que irão reforçar a frota e melhorar o serviço de transporte aquaviário na Baía de Guanabara, encomendadas pelo Governo do Estado.