ASSINE
search button

Nova bancada da Assembleia Legislativa toma posse com 41,4% de renovação

Compartilhar

Os 70 deputados estaduais eleitos pela população fluminense, em 5 de outubro de 2014, tomaram posse em cerimônia hoje (1º), na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A maior parte (39) foi reeleita, e dos 31 novos deputados, 27 são estreantes na Alerj. Em relação ao mandato anterior, houve renovação de 41,4% das cadeiras.

Com a presença do governador, Luiz Fernando Pezão, a cerimônia marca o início da 11ª legislatura, que se estende até janeiro de 2019. Ao discursar para os deputados, o governador destacou que precisará da contribuição da Alerj para enfrentar "momentos difíceis" na economia do estado e do país. "Sentados à mesma mesa, vamos encontrar um caminho para o estado manter suas conquistas e tentar ampliá-las", disse Pezão, que considerou a legislatura "oxigenada".

A maior bancada continua a ser a do PMDB, que também é o partido do governador, com 15 deputados, seguido pelo PR, com oito, e o PSD, com sete. Entre os 70 eleitos, o mais votado foi Marcelo Freixo, do PSOL, que recebeu 350 mil votos. O partido ampliou sua bancada de dois para cinco deputados.

Amanhã (2), os deputados se reúnem para decidir a nova Mesa Diretora da Casa, que era presidida pelo deputado Paulo Melo (PMDB), que foi reeleito, mas vai assumir secretaria no governo do estado.