ASSINE
search button

Governo do Rio entrega pontes recuperadas na Região serrana

Compartilhar

O Governo do Estado do Rio entrega, no próximo dia 30, a ponte sobre o Rio Paquequer, na localidade de Cascata, em Sumidouro, na Região Serrana. No total, já foram recuperados 81 desses acessos, que garantem o escoamento da produção agropecuária local, especialmente a hortifrutigranjeira, prejudicada com a tragédia de 2011.

Das 92 pontes previstas, já foram reconstruídas 20 pela Secretaria de Obras, 21 pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e 40 pela Secretaria de Agricultura. O Estado, em parceria com a União, investe R$ 101,7 milhões na restauração de pontes e pontilhões na Serra.

Ainda serão recuperadas e reconstruídas novas pontes. Pelo DER, estão em obras ou previstas duas em Sumidouro, uma em São José do Vale do Rio Preto e uma em Trajano de Moraes. Pela Secretaria de Obras, três estão em processo licitatório: São Guido, em São José do Vale do Rio Preto, Cruzeiro, em Teresópolis, e uma em Bom Jardim. Outras quatro estão em adequação de projetos: Madruga, em Teresópolis; Banquete, em Bom Jardim; e Chica e Faria, em Santa Maria Madalena.

A Secretaria de Obras ficou responsável por 27 pontes – 20 foram entregues, três estão em licitação e quatro em adequação de projeto.

Em dezembro do ano passado, o DER entregou as cinco pontes previstas em Petrópolis: duas no Vale do Cuiabá, duas no Brejal e uma em Santa Mônica. Também em janeiro deste ano, foram inauguradas as nove de Nova Friburgo: duas sobre o Córrego Curuzu, na Rua Craminda Gripp Folly, e em Parada Frossard; uma sobre o Córrego São Domingos, na saída à esquerda da Estrada João Hering; uma sobre o Ribeirão São José, na Rua José Emerick; uma sobre o Córrego D’Antas III; uma sobre o Rio Salinas; uma sobre o córrego Frio-Roncador; uma sobre o Riacho Suíço-Prainha; e uma sobre o Riacho Suíço Prainha II.

Também no início de 2015, o departamento entregou a ponte sobre o Ribeirão do Capitão, no bairro de Fátima, em Bom Jardim, e três em Sumidouro: uma sobre o Rio Lambari, uma sobre o Rio Paquequer II, na localidade de Cascata, e uma sobre o Córrego Porteira Verde.

A Secretaria de Obras entregou as primeiras 20 pontes entre 2012 e 2013: Vale do Stucky (Alface), Vargem Alta, Pilões e Branca, em Nova Friburgo; da Pedra Branca, Venda Azul, Barroso, Barra Grande (Berçot), Goiabal e Leles, em Bom Jardim; Providência, Caleme, Claussem, Cascata do Imbui, Bonsucesso, Rancho Velho e Subida do Prates, em Teresópolis; passarelas no Bairro do Gentio e no distrito de Correas, em Petrópolis; e Ponte Julioca, em Areal.