ASSINE
search button

TJ do Rio entrega atos de nomeação a novos juízes leigos

Compartilhar

A presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargadora Leila Mariano, deu as boas-vindas, nesta sexta-feira, dia 16, aos 138 novos juízes leigos que, ao lado de outros 62 juízes que já exerciam a função, foram aprovados no primeiro processo seletivo para função de juiz leigo que irá atuar nos Juizados Especiais Cíveis.

“É sempre um prazer receber um grupo novo no Judiciário, principalmente, porque esse foi o primeiro concurso aberto aos advogados em geral. Até então, desde que foi criada a figura do juiz leigo, as seleções eram restritas aos alunos da Escola de Magistratura”, explicou a desembargadora Leila Mariano.

A desembargadora chamou a atenção dos novos juízes em relação à responsabilidade de buscar sempre a transparência nas decisões judiciais. “Estamos cada vez mais sujeitos às cobranças dos jurisdicionados e ao controle da mídia. Nosso compromisso é não deixar nada sob o tapete. A transparência deve ser geral”, afirmou.

Os novos juízes leigos, para a presidente do TJRJ, serão fundamentais no auxílio aos juizados. “Nossos juizados, assim como as turmas recursais e as varas cíveis, estão assoberbadas, com uma demanda imensa a ser atendida e o trabalho de vocês vai contribuir para redução dessas demandas”, avaliou a presidente.

A desembargadora fez questão de agradecer o empenho da presidente da Comissão Judiciária de Articulação dos Juizados Especiais – Cojes, desembargadora Ana Maria Pereira de Oliveira e dos demais membros da comissão para o sucesso do concurso.

“Tivemos 1.700 inscritos e 540 candidatos aprovados para as 200 vagas oferecidas. Desse total, 62 dos aprovados já atuavam como juízes leigos e seguirão ao lado dos novos 138 juízes que já começaram a trabalhar”.

Os aprovados atuarão nas Comarcas da Capital, Barra Mansa, Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaboraí, Japeri, Magé, Maricá, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados, Petrópolis, São Gonçalo, São João de Meriti, Teresópolis e Volta Redonda. Além da presidente do TJRJ e da presidente da Codes, a solenidade de entrega dos atos contou ainda com a participação do juiz-auxiliar da Presidência, José Guilherme Vasi Werner.