ASSINE
search button

Auditores do Rio apreendem dois caminhões-tanque com álcool

Apreensão foi por sonegação do ICMS

Compartilhar

Auditores da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro apreenderam na manhã desta sexta-feira (16/1) dois caminhões-tanque carregados de álcool hidratado (combustível) por sonegação de ICMS. A carga somava 66 mil litros. Os dois motoristas estão sendo levados para a Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), na Cidade da Polícia, onde prestarão depoimentos. A operação tem o apoio da Polícia Civil. 

Um dos caminhões transportava 46 mil litros de álcool combustível da Usina Santa Fé, em São Paulo, para a Distribuidora Santarém, em Londrina, e foi apreendido na BR-116, em Magé, sem ter pago o ICMS correspondente à carga.

O segundo veículo, com 20 mil litros de álcool, nem sequer possuía nota fiscal e foi flagrado abastecendo o posto revendedor de combustíveis Fortaleza, no KM 137, também da BR 116, na altura de Teresópolis. Os dois motoristas são Joaquim Fernando de Brito e Antonio dos Reis Anovich, respectivamente. As cargas estão consignadas num depósito perto da Reduc, em Duque de Caxias.

Somente nesta semana,  a Secretaria de Fazenda apreendeu sete caminhões-tanque, incluindo as apreensões de hoje. Todos os veículos estavam fora da rota que constava na nota – uma delas era do Maranhão para São Paulo. Além disso, todas as notas fiscais eram referentes ao transporte de álcool, muito embora a carga de um caminhão fosse gasolina.