ASSINE
search button

Prefeito do Rio decreta tombamento definitivo do Forte Duque de Caxias

O decreto veio como um presente para os moradores, que lutam contra a construção do bondinho

Compartilhar

Os moradores do bairro do Leme, Zona Sul do Rio, receberam uma ótima notícia já no começo do ano de 2015. No dia 2 de janeiro, o prefeito da cidade, Eduardo Paes, assinou um decreto baseado em um laudo do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, no qual oficializa o tombamento definitivo do Forte Duque de Caxias, conhecido como Forte do Leme.

O decreto considera a relevância do imóvel na arquitetura militar, além de sua importância ambiental, educacional e turística no dia a dia dos cariocas. A pequena trilha que permite o acesso ao forte, conhecida como Caminho Ecológico, também foi incluída no tombamento.

O tombamento do Forte chega como um grande aliado dos moradores do bairro na luta contra a construção da terceira linha do teleférico, que ligaria o morro da Urca ao morro do Leme. No dia 14 de dezembro de 2014, os moradores do bairro foram às ruas protestar contra a instalação do bondinho.

>>Moradores se mobilizam contra bondinho que ligaria o Leme à Urca>>Moradores protestam contra linha do bondinho no Leme

A novidade chega para se somar aos argumentos dos líderes do Movimento “Salvem o Leme”, que destacam a falta de estrutura do bairro, além de a iminente destruição da fauna e flora do local para a instalação do teleférico.

Para que o projeto seja vetado de vez, falta apenas que o projeto de lei 41/2013, de autoria do vereador Paulo Messina (SD) seja votado, e aprovado, em segunda discussão na Câmara Municipal, o projeto que tem como finalidade a proibição da construção de uma terceira linha do teleférico administrado pela Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar.

Não se pode negar que a atitude do prefeito foi uma grande aliada dos moradores na luta contra o bondinho.