ASSINE
search button

Voluntários se unem no Rio para fazer o Natal de pessoas em situação de rua

Compartilhar

Na véspera de Natal, 60 pessoas em situação de rua no Méier, zona norte do Rio, começarão o dia melhor com café, leite, frutas e sanduíches. É o segundo ano consecutivo que o casal de microempresários Rita de Cássia Figueira da Silva e Celino Pereira da Silva organiza o café da manhã no dia 24 de dezembro para pessoas que não têm onde morar. A gente chega, convida-os para se reunir, faz uma oração e dá o café”, adiantou Rita de Cássia à Agência Brasil.

Rita e Celino frequentam a Paróquia Nossa Senhora da Guia, no Lins de Vasconcelos, também na zona norte. Rita revelou que, inicialmente, sentiu vontade de distribuir alimentos. Conversou com o marido, que concordou em acompanhar nos cafés que distribuíam uma vez por mês. No início, eram 25 e, com o tempo, passaram para 30. Ela e o marido compravam os produtos, mas começaram a receber doações de fiéis da Paróquia. A partir daí, veio a ideia de estender a ação ao Natal.

Rita espera que a ação possa transformar a vida de quem vive nas ruas. Entretanto, sente tristeza ao perceber que, ao longo desses dois anos, as mesmas continuam na mesma condição. “Para mim, isto representa uma esperança que eles possam sair da rua e se recuperar. Se alguém já deixou as ruas, não sei, não vi, mas minha esperança é que eles realmente saiam disso”, salientou.

Em outra ação, integrantes do Grupo Maria de Madalena levarão, dia 25, o jantar de Natal para 100 pessoas em situação de rua. A distribuição começará às 18h na Penha e seguirá por bairros próximos, como Ramos, Olaria e Bonsucesso. “As quentinhas são compostas de arroz (feito pelas voluntárias), frango assado, batata e farofa. Além da comida, são oferecidas garrafas de água, kit higiene (sabonete, pasta, escova, barbeador e shampoo), sobremesa, roupas e preservativos”, ressaltou Marcelo Musqueira.

Marcelo é um dos coordenadores do grupo e, desde 2010, participa da distribuição das quentinhas. O analista de sistemas contou, que, mensalmente, além de cesta de alimentos, doam roupas para uma comunidade de Jardim Gramacho, na Baixada Fluminense. Em junho, ocorre a Campanha de Inverno, com a doação de cobertores às pessoas em situação de rua.

O trabalho envolve 80 voluntários. Para as quentinhas de Natal, o grupo conta com dez integrantes. “Cada um faz um pouquinho. Os voluntários cozinham o arroz, compram as garrafas de água, os doces para sobremesa, montam os kits de higiene em casa”, revelou.

O Grupo Maria de Madalena é espírita cristão, mas há voluntários e colaboradores de diversas religiões, como evangélicos e católicos. “Procuramos ter uma reunião ecumênica. Sempre fazemos preces. Na festa do Dia das Crianças [em outubro], por exemplo, a prece foi feita por uma voluntária evangélica”, acrescentou.