ASSINE
search button

Capitania dos Portos intensifica fiscalização de embarcações no Rio

Compartilhar

A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) já iniciou a Operação Verão, com agentes percorrendo rios, praias e lagoas de todo o estado, para vistoriar itens obrigatórios de segurança e a documentação das embarcações.  A operação que teve início na segunda-feira (15) vai até 16 de março de 2015 em todo território nacional, coordenada pelo Comando da Marinha.

O comandante da Capitania dos Portos, capitão de Mar e Guerra Paulo César Colmenero, explicou que o objetivo da operação é garantir a segurança das navegações, a salvaguarda da vida humana e a prevenção da poluição hídrica a partir dos navios.

“O verão é o período do ano em que acontece o maior fluxo de embarcações de esporte, recreação e turismo náutico, por isso decidimos reforçar o trabalho de fiscalização”, disse.

De acordo com Colmenero, caso os inspetores da capitania encontrem qualquer tipo de irregularidade, o proprietário ou responsável pela embarcação será multado. “A pessoa será notificada e receberá um auto de infração. Ela também está sujeita à multa e às penalidades que podem ir desde a suspensão temporária até cassação definitiva da habilitação,” explicou.

Segundo o Comando da Marinha, os principais aspectos verificados serão a habilitação dos condutores, a documentação da embarcação, o material de salvatagem (coletes e bóias), os extintores de incêndio, as luzes de navegação, a lotação e o estado da embarcação. Os agentes vão fiscalizar também se as embarcações estão respeitando os limites para navegação, com o objetivo de “garantir a integridade física dos banhistas”.

A corporação informou também que o reforço no trabalho da Capitania, durante o período da Operação Verão, inclui ações participativas com entidades náuticas e colônias de pescadores; apoio a eventos esportivos e culturais; bem como a execução  de palestras educativas para divulgar as principais normas de segurança da navegação.