ASSINE
search button

Guardas e agentes do Meio Ambiente resgatam aves silvestres no Rio

Compartilhar

Uma equipe da Patrulha Ambiental - formada por guardas municipais e agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - realizou nesta segunda-feira, dia 24, o resgate de três aves silvestres (um falcão, um gavião e uma maritaca) nos bairros de Inhaúma, Rocha Miranda e Quintino Bocaiuva, na Zona Norte da cidade. Em todos os resgates, os agentes foram acionados por cidadãos por meio da Central 1746, após encontrarem as aves feridas em suas residências.

Em Inhaúma, os agentes resgataram um falcão peregrino, que estava com ferimentos na asa esquerda. O resgate aconteceu na rua José Reis. No bairro de Rocha Miranda, na rua Piratuba, foi resgatado um gavião carijó, que também tinha ferimentos na asa esquerda. E na Rua Amélia, em Quintino, foi resgatada uma maritaca, que estava ferida no bico. Após os resgates, as aves foram encaminhadas para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) da Universidade Estácio de Sá, em Vargem Pequena, para receber atendimento veterinário.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Guarda Municipal fazem um alerta à população: ao flagrar animais silvestres em área urbana ou em qualquer situação de risco fora do seu habitat, deve-se acionar a prefeitura do Rio, por meio da Central 1746, que funciona 24h. O manuseio não é aconselhável, pois pode agravar qualquer lesão que os animais apresentarem.