ASSINE
search button

Rei de Ifon, na Nigéria, visita marcos da resistência negra no Rio de Janeiro

Compartilhar

Em visita ao Brasil para estreitar laços com povos tradicionais, em especial os de matrizes africanas, o rei de Ifon, região da Nigéria, Oba Al-Maroof Adekunle Magbagbeola, esteve hoje (21) na Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens, no centro do Rio de Janeiro. Ele representa o povo Yorubá, um dos maiores da Nigéria – hoje um país republicano, com presidente. Olumoyero II, nome adotado pelo rei, chegou ao Brasil no último dia 15, e visitou cidades do interior de São Paulo, antes de desembarcar na capital fluminense.

A ideia de trazer Al-Maroof ao Brasil partiu de entidades ligadas a grupos religiosos, com o objetivo de apresentar ao rei tradições de origem africana mantidas no Brasil. “A visita é parte da tentativa de interlocução entre os povos, após as diásporas. Os de lá [do outro lado do Oceano Atlântico] estão querendo ver o que aconteceu com os de cá. E os de cá [povos tradicionais] querem saber como vivem os de lá”, comentou o escritor e jornalista Carlos Nobre.

Segundo a tradição dos povos de matrizes africanas, Al-Maroof é descendente direto de Oxalá, orixá associado à criação do mundo. No Brasil, o povo de tradição se autodeclara descendente de Yorubá, portanto, do Reino de Ifon, mas apartado de suas origens por causa da escravidão. Agora, a ideia é restabelecer as relações - inclusive políticas - com a Nigéria.

“Ele é descendente de yourubano de Oxálufan, que é uma qualidade de Oxalá - o mais velho, o mais antigo”, explicou a mãe de santo Celina de Xangô. “Ele é o representante da nossa divindade maior. Para nós, Oxalá é Deus. Representa a paz, a harmonia e a tranquilidade”, completou. A estimativa das entidades é que Olumoyero descenda de uma linhagem de aproximadamente 8 mil anos.

Durante a visita à igreja, no Rio, Al-Maroof voltou a afirmar que o racismo “não é bom” para o mundo, e cobrou o fim de toda e qualquer forma de apartheid (discriminação). “Queremos a edificação dos direitos das pessoas e liberdade para o povo negro. Cobramos que os governos atuem nessa direção. Tudo o que precisamos é equidade”, declarou.

Professora do Laboratório de Estudos Africanos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mônica Lima e Souza esclareceu que a política, na Nigéria, é marcada pela convivência entre as autoridades republicanas com os reis locais. “A autoridade institucional também governa por meio desses reis, que têm legitimidade política e espiritual nas comunidades, nos reinos”, acrescentou.

Para Mônica, a visita de Olumoyero dá visibilidade aos locais que contam a história da população descendente da África no Brasil. “Há necessidade de conhecermos, e nos reconhecermos, nessa herança africana, em todos os sentidos - ter orgulho, assim como temos [orgulho] da herança ibérica. É como se tivéssemos herdado uma riqueza, da qual estamos agora nos apropriando”, enfatizou.

O rei de Ifon, no Rio, conheceu também o Cais do Valongo - principal porto de desembarque de africanos escravizados nas Américas – e o Cemitério dos Pretos Novos, onde foram encontrados restos mortais de jovens escravizados, que morriam antes de serem vendidos.

Ainda hoje Al-Maroof volta a São Paulo para participar de atos contra as altas taxas de homicídios de jovens negros no Brasil, e finaliza a passagem pelo país em Brasília, na quarta-feira (26), em evento que discutirá, no Congresso Nacional, políticas públicas para povos tradicionais.

A Igreja do Rosário, embora católica, foi escolhida para a passagem do Rei de Ifon, por ser um dos principais marcos da resistência da população afrodescendente à escravidão. Ainda no século 18 foi criada, no local, a Irmandade dos Homens Pretos, que financiou enterros de pessoas negras escravizadas, alforrias, a luta abolicionista e a defesa do almirante negro João Cândido.