ASSINE
search button

Funcionários terceirizados da Uerj entram em greve por falta de pagamento

Paralisação atinge limpeza no Hospital Menino Jesus e no campus da Uerj

Compartilhar

Nesta quarta-feira (19), funcionários da empresa Construir Arquitetura, que presta serviços de limpeza no Hospital Municipal Menino Jesus, e no campus da Uerj, decretaram greve devido a atraso no pagamento. Em contato com a reportagem do JB, o presidente do Sindicato de Asseio e Conservação do Rio, conhecido como Marques, disse que os funcionários estão sem receber salários desde o quinto dia útil.

"Os funcionários da Construir Arquitetura, que fazem a limpeza do hospital e do campus da Uerj, estão sem receber seus salários desde o quinto dia útil deste mês. A empresa alega que tanto o governo municipal quanto o estadual não fizeram o repasse de verba para o pagamento desses funcionários", comentou Marques.

Ainda de acordo com o presidente do sindicato, já existiram conversas entre as partes, porém as promessas para quitar as dívidas não foram cumpridas.

"No caso do Hospital Menino Jesus, o repasse deveria ser feito pela prefeitura, e para os funcionários que atuam na limpeza do campus da Uerj, o responsável é o governo do estado. Desde o quinto dia útil houve negociação com os responsáveis que prometiam fazer o pagamento, mas como até agora nada foi feito os funcionários resolveram “cruzar os braços” e entrar em greve", disse Marques.

Segundo a empresa Construir Arquitetura, um esforço financeiro está sendo feito para que o pagamento seja efetuado até a próxima segunda-feira. Ainda de acordo com a empresa, no caso da Uerj existe repasse em aberto no mês de agosto. Já no hospital Menino Jesus o repasse de verbas do mês de julho ainda não foi feito. A situação piora por ser final de ano e a empresa ter que pagar o décimo terceiro salário até a semana que vem, caso contrário é cobrada uma multa. A empresa se compromete a realizar esse pagamento, mas lamenta a omissão dos governos municipal e estadual.

A secretaria municipal de Saúde foi procurada e, ao contrário do sindicato e da empresa Construir Arquitetura, diz que não houve paralisação do serviço no Hospital Menino de Jesus.

Já a assessoria de comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro alegou que o dinheiro já foi repassado, e se trata de um caso complicado, mas de acordo com a diretoria financeira da universidade a dívida já foi quitada.

O presidente do sindicato negou o pagamento e disse que a greve irá continuar até que todos os funcionários recebam o que lhes é de direito.

"A Uerj, assim como todo o estado do Rio de Janeiro, não tem dinheiro, o prefeito do campus pode até ter assinado o papel referente ao pagamento, mas o dinheiro não saiu da secretaria de Educação e, principalmente, ainda não caiu no bolso de ninguém. É como se eu te devesse um dinheiro e te pagasse através de um cheque, o papel está assinado, mas isso não garante que tenha fundos. A greve irá continuar até o pagamento de todos os funcionários", concluiu Marques.

 * Do Programa de Estágio do Jornal do Brasil