ASSINE
search button

Encontro discute novas práticas de ensino para melhorar a educação no Rio

Compartilhar

No próximo dia 23 de outubro acontece o Encontro 'Diálogo dos Saberes' no Instituto Superior de Educação do Estado do Rio de Janeiro (ISERJ). O evento reunirá professores, gestores de escolas e estudantes em educação, para refletir sobre o papel do professor na sociedade, na perspectiva de uma formação humana. Em pauta também estarão as novas práticas de ensino que buscam ampliar o diálogo entre escolas e territórios, relacionando saberes populares aos currículos escolares. 

O encontro é organizado pela Arte de Educar e o ISERJ, com o patrocínio da Petrobras. Uma das palestrantes é a professora Marta Relvas, especialista no país na articulação entre a prática de ensino e as contribuições no conhecimento da neurociência para uma educação de qualidade.

 "O entendimento sobre o funcionamento do cérebro dos estudantes facilita o trabalho de educadores e pode revolucionar a atuação em sala de aula", explica Marta Relvas.  A nova prática de ensino ganha cada vez mais adeptos e os poucos projetos existentes, apresentam bons resultados no desempenho escolar.

 Valorizando a experiências individuais 

Se o estudo do cérebro ajuda a inovar a educação, aproveitar as experiências e bagagem cultural também tem trazido excelentes resultados. Valorizando os saberes comunitários e o cotidiano dos estudantes, a Arte de Educar é reconhecida por sua atuação em educação integral no país, com a criação da Mandala dos Saberes, em 2007, metodologia que alia saberes populares ao aprendizado, tendo sido adotada pelo Ministério da Educação e disponibilizada em mais de 30 mil escolas do país.  

Os resultados comprovam o sucesso do método. O índice de evasão escolar foi zero no ano de 2013. A participação familiar  também é bastante ativa: 95% de pais ou responsáveis participam da educação dos filhos.   Em termos de reprovação por desempenho,  enquanto que a média das CRE's da Mangueira é de 14%, a média dos estudantes a Arte de Educar é de 2% de reprovação.

 Favelas pacificadas da grande Tijuca

Através de uma rede de articulação, que envolve lideranças comunitárias, ONGs, representantes de UPPs sociais, professores e educadores sociais, a Mandala dos Saberes começa a ser usada em dez favelas da grande Tijuca para ajudar a aproximar escolas das comunidades. 

Metodologia de trabalho

O evento vai promover um intercâmbio de informações e práticas interativas junto ao público participante. Por isso, a metodologia utilizada -a Mandala dos Saberes - é baseada nas trocas e construções horizontais entre o público presente.

Data: 23 de outubro

Hora: 9 às 17 horas

Local: Instituto de Educação do Estado do Rio (ISERJ) - Rua Mariz e Barros - Tijuca

Público: professores, educadores e estudantes de pedagogia e psicologia