ASSINE
search button

12º dia de incêndios na região serrana preocupa Corpo de Bombeiros

Compartilhar

Os incêndios que atingem a região serrana do Rio há 12 dias ainda preocupam as autoridades. Na manhã deste domingo (19), equipes do Corpo de Bombeiros trabalham no distrito de Pedro do Rio e na área rural da cidade de Petrópolis. No sábado (18), cerca de 50 homens do Corpo de Bombeiros tentavam controlar as chamas de mais um incêndio em Petrópolis. A preocupação era que o fogo não alcançasse os imóveis da localidade do Pinhal. Os incêndios já destruíram mais de 3,5 mil hectares de mata na cidade serrana.

Os brigadistas contam com o apoio de helicópteros para conter as chamas. Ontem (18), as autoridades atenderam 21 ocorrências na cidade de Petrópolis. Para apagar o fogo, os helicópteros fizeram 180 lançamentos de água.

Em Petrópolis, dos 3,5 mil hectares consumidos pelas chamas, cerca de 2 mil fazem parte da Unidades de Conservação Federal – Parque Nacional da Serra dos Órgãos e APA-Petrópolis. A vegetação faz parte da Mata Atlântica e equivale a 1.300 campos de futebol. Às margens da BR-495, 420 hectares foram consumidos pelas chamas.

Em Teresópolis a situação também é preocupante. Na região dos morros do Mamute e do Cubaio, 856 hectares foram destruídos. Em Quebra Frascos, 55 hectares foram queimados. No Parque Nacional, o fogo se alastrou e consumiu ecossistemas raros da Mata Atlântica. Na quarta-feira, equipes do Ibama e da ICMBio foram enviadas à cidade para auxiliar no combate à chamas em áreas de difícil acesso do Parque.