ASSINE
search button

Focos de incêndio próximos a áreas residenciais assustam moradores em Petrópolis

Compartilhar

Moradores dos bairros de Pedro do Rio e Secretário, em Petrópolis, na região serrana fluminense, viveram uma tarde de apreensão com os focos de incêndio próximos de áreas residenciais. A inspetora de escola Gracimar Moulin, de 38 anos, desabafava com as vizinhas a preocupação com o fogo. Desde a noite de quinta (16), quando um foco de incêndio começou a crescer no morro próximo à casa onde reside na comunidade Alto Pegado, na Estrada do Secretário, ela chegou a ficar desesperada. "Estou até tremendo de nervoso, mesmo. A qualquer momento o fogo pode descer e chegar aqui. Desde cedo consigo ouvir os estalos de dentro de casa. Estou indo trabalhar preocupada", disse.

Na mesma Estrada do Secretário, Lineu de Paula Machado, proprietário do haras Vale do Itajara, com 300 cavalos, acompanhava com preocupação o trabalho dos bombeiros. Os agentes combatiam as chamas que já atingiam os morros da propriedade em direção aos estábulos: "Nunca mexemos nessa mata e até plantamos mais porque ela é importante para os nossos cavalos. Eles estão muito assustados, e já são animais muito estressados porque são de corrida".

>> Governo do Rio diz que incêndio em serra tem magnitude "nunca vista na região"

>> Lata pode ser indício de crime no incêndio da região serrana do Rio

Perto da entrada do haras, Télio Bernardo da Silva, de 60 anos, arriscava-se com um grupo de cinco pessoas no combate ao fogo que começava a atravessar a estrada. "Se descer aqui, atinge a fazenda em que a gente mora. Nunca tive que fazer isso na vida, mas, só nesta semana, já foram quatro vezes", disse.

Moradora de Pedro do Rio, a dona de casa Luana Magalin da Silva, de 33 anos, teve que buscar a filha na creche CEI Educação Infantil Graça Costa, vizinha a uma área com foco de incêndio, teve que fechar as portas hoje. "Disseram que a fumaça estava entrando na sala e não podiam deixar as crianças trancadas. Todo ano o tempo fica seco, mas nunca tinha acontecido isso por aqui", ressaltou.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros na região, Roberto Robadey, o município está entre os mais atingidos pelo fogo.

O Ministério da Defesa está enviando dois helicópteros - um da Marinha e outro do Exército - equipados com um sistema para ações de combate aos focos de incêndio na região serrana do Rio.  Os dois helicópteros serão enviados para a região atendendo a pedido da Defesa Civil do estado do Rio ao Ministério da Integração Nacional e são equipados com uma bolsa para transporte de água com capacidade de carga de até 1.600 litros.

O vice-chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, brigadeiro Carlos Eurico Peclat dos Santos, disse que estas "são as aeronaves disponíveis no momento. Trabalhamos com a possibilidade de envio de um avião Hércules C-130", informou.

De acordo com o brigadeiro Peclat, o ministério receberá o monitoramento constante sobre a situação na região serrana e, dependendo da necessidade, as Forças Armadas poderão enviar mais aeronaves para apoio ao combate às chamas.

O helicóptero da Marinha foi deslocado para a região serrana. A aeronave do Exército estará disponível, a partir de domingo (19). A participação do  Hércules C-130 está sendo acertada com a Força Aérea Brasileira (FAB). O avião foi empregado recentemente em apoio ao governo do Chile, que enfrentou problemas de incêndio este ano. A aeronave é equipada para o transporte e lançamento de até 12 mil litros de água por sobrevoo.