ASSINE
search button

Estelionatário que praticou golpes no Rio, MG e SP é preso em Itacuruçá

Compartilhar

Com prisão preventiva decretada pelo juiz da Vara Única de Paracambi, baseado em inquérito instaurado na 51ªDP (Paracambi), foi preso, nesta quarta-feira (8/10), por agentes da delegacia de Paracambi, o estelionatário Ubiratan Teixeira de Oliveira, 61 anos.

Segundo o delegado Marcos Santana, o golpe que Ubiratan aplicava em comerciantes de Paracambi, consistia em se passar por fiscal da Receita Federal e, identificando-se com uma carteira funcional falsa, exigia a apresentação de documentos, alegando a necessidade de emissão de um novo CNPJ, inclusive os dados bancários e talão de cheque.

Logo após, entrava no estabelecimento comercial um comparsa que passava a distrair a vítima, momento em que Ubiratan se aproveitava para furtar folhas do talonário de cheques. De posse dos dados bancários e da assinatura da vítima, falsificavam os cheques e os descontavam na agência bancária mais próxima. Antes, telefonavam para a vítima e, se passando por técnicos de telefonia, pediam que deixasse o telefone fora do gancho por 30 minutos para reparos, impossibilitando, assim, que o gerente do banco ligasse para confirmar o cheque.

Ubiratan é detentor de uma vasta folha criminal que inclui inquéritos e condenações por crimes de estelionato, praticados desde 1979, na capital, interior e diversos municípios da Baixada Fluminense e ainda nos estados de Minas Gerais e São Paulo, sendo posto em liberdade em abril deste ano. Ele foi preso no distrito de Itacuruçá, em Mangaratiba, na Costa Verde.