ASSINE
search button

Moradores acusam obras de revitalização do Porto do Rio de provocar rachaduras

Compartilhar

Os moradores da Gamboa, na zona portuária do Rio, relatam problemas na estrutura de suas casas, como rachaduras e vidraças quebradas, desde o início das explosões subterrâneas das obras do Porto Maravilha, iniciadas em junho deste ano. Os moradores da Rua Conselheiro Zacarias e do entorno também têm reclamado que a Concessionária Porto Novo, responsável pela obra, não tem avisado adequadamente sobre os horários das detonações.

O gerente de relações humanas Alberto Rodrigues, 38 anos, afirma que  as explosões ocorrem  em qualquer hora do dia ou da noite. "No sábado passado, por exemplo, começaram por volta das 6h da manhã. Há explosões até quase às 10h da noite. Alguns dias, ocorrem de três a quatro explosões", relatou .

Já a psicóloga Inara Ferreira, de 32 anos, disse que mora na região há quase dois anos e que rachaduras podem ter surgido após a construção do túnel da Via Binário do Porto, mas está aguardando um laudo técnico por parte dos responsáveis.

A dona de casa Erenita dos Santos, 65 anos, moradora há 38 anos da Rua Conselheiro Zacarias, informa que, desde as explosões,  apareceram rachaduras na escada, na parede dos quartos e na sala. A moradora guarda parte do reboco e do mármore que se partiram da janela. "Eu e minha vizinha Karina fomos as primeiras a ligar. Nos informaram que hoje, às 3 da tarde, será enviado alguém para vistoria “.

O comerciante Rafael Oliveira, 29, diz que na Rua João Álvares, que fica na mesma região, o prédio treme com as detonações, mas por enquanto não tem relato de rachaduras. "Só mesmo as explosões, que ocorrem em diferentes horas do dia, sem qualquer tipo de aviso“.

A Concessionária Porto Novo, por meio de nota, informa que mantém equipamentos que medem diariamente as vibrações na área de influência das obras dos túneis. Além disso, também faz vistorias cautelares nos imóveis do entorno e avisa os moradores antes do início das intervenções. Sobre o caso das vidraças, os equipamentos não registraram nenhuma vibração fora do padrão. Segundo a explicação da empresa, os vidros foram impactados pela propagação das ondas sonoras, que não causaram danos estruturais ao imóvel e serão reparados. Com relação a danos a imóveis da Rua Conselheiro Zacarias, a empresa alega que, apesar de o trecho não estar na área de influência das obras do túnel, as equipes da concessionária estiveram no local dando esclarecimentos aos moradores e à Defesa Civil. Em caso de dúvidas, a concessionária disponibiliza o telefone 0800 880 7678, 24 horas por dia.