ASSINE
search button

Corrupção no alto escalão da PM é exemplo da falência da segurança no RJ

"Não se pode encarar isso com a velha política do caso isolado", diz especialista

Compartilhar

Os 24 mandados de prisão expedidos contra policiais militares do 14º Batalhão de Polícia Militar, em Bangu, na Zona Oeste do Rio, não são exatamente uma novidade. Há mais de dez anos, o problema é o mesmo. Se antes o envolvimento era com caça-níqueis, agora os delitos abrangem cobrança de propina a comerciantes, moto-taxistas e vans. Em 2006, o comandante do mesmo batalhão, coronel Celso Nogueira, foi preso junto com 39 policiais. A moeda de troca mudou, mas a corrupção continua dentro da corporação. Para especialistas, o problema não é regional, muito menos novidade. Esse caso demonstra mais uma vez a decadência moral nas instituições militares.

>>Ação contra policiais corruptos prende 22 e apreende mais de R$ 300 mil

>>Chefe do Comando de Operações Especiais da PM é preso no Rio

>>Opinião: prisão de chefe da PM é golpe na exaltada política de segurança  do Rio

Paulo Baía, sociólogo, doutor em ciência política e professor da UFRJ, explica que o 14º BPM tem um histórico de violência e corrupção e o que surpreende dessa vez é a ligação com o alto escalão da polícia.  Ele se refere ao possível envolvimento do coronel Alexandre Fontenelle Ribeiro de Oliveira, atualmente chefe do COE, a quem estão subordinados os batalhões de Operações Especiais (Bope), de Choque e de Ações com Cães. “O 14º é um batalhão problemático, independentemente das novas políticas de segurança, já está marcado. Isso não é novo. A novidade que o caso traz é a ligação direta com o Estado Maior da Polícia Militar”, diz ele. Estado Maior é uma expressão, normalmente vinculada aos militares, usada para designar órgãos de concepção e planejamento para apoio às decisões dos comandos. “Tal envolvimento configura algo muito perigoso, o contágio da corrupção por toda a instituição”, completa. 

 “Toda a política de segurança de policiamento ostensivo é responsabilidade do Estado Maior. A gravidade do fato é muito maior do que uma questão de região, de que o batalhão é violento”, diz ele.  “É necessária uma intervenção de cima para baixo. Um tipo de ação que não encare isso como a velha história do caso isolado, como vem sendo feito. A corrupção é sistêmica e isso tem que ser encarado do alto para cima. Em todos os níveis há uma cultura institucional de corrupção, não só na polícia”, completa.

 Para ele, a ação do Ministério Público é importante, mas não basta. A "limpeza" tem que vir de dentro, com um papel mais forte da corregedoria da Polícia. Essa operação, por exemplo, foi comandada pela inteligência da Secretaria de Segurança e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado do Rio. 

 Paulo critica a subordinação da  Corregedoria Geral Unificada das Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiro à Secretaria de Estado de Segurança (Seseg). A Corregedoria Geral Unificada foi criada em 2000, durante o governo Garotinho. Em 2002, o Governo Benedita da Silva sofreu pressões e ampliou as atribuições desta Corregedoria, dando maior autonomia e independência ao órgão. A corregedoria passou a ser subordinada à governadoria. 

A entrada do atual secretário de Segurança do Rio, José Maria Beltrame, trouxe novamente a subordinação desta corregedoria à Secretaria que, para Baía, é prejudicial. “O MP está fazendo seu papel mas a própria polícia poderia dar uma grande contribuição. A Corregedoria deveria ser efetivamente independente, com um trabalho externo à Secretaria”, sugere ele.

Zona Oeste: perigosa e ignorada pela política das UPPS

A nova política do Rio de Janeiro, de UPP, parece excluir a Zona Oeste, uma das mais populosas da cidade.  Das 38 unidades, somente três ficam na área mais afastada do Centro: Batan, em Realengo; Vila Kennedy, em Bangu; e Cidade de Deus, em Jacarepaguá. O projeto, que pelo menos na teoria se propõe a ter policiais com uma nova concepção de polícia, não chegou a uma das regiões que mais precisa. 

>> Permanência de Exército na Maré mostra despreparo na execução de UPP

>>UPP: "Os moradores têm mais medo da polícia do que do tráfico"

>>Rocinha: "Falam de aproximação com o morador, mas a entrada da UPP é um terror"

Ignácio e Paulo consideram a Zona Oeste a mais violenta da cidade. “A Zona oeste tem um baixo número de policiamento e presença da milícia muito forte e até hoje é uma área amplamente dominada por esses grupos [paramilitares]. As UPPs privilegiaram um projeto político econômico, mas a violência é mais intensa nessa zona da cidade”, diz Ignácio.  

Baía também destaca o baixo policiamento ostensivo e destaca pontos que são violentos há décadas, como a comunidade Cesarão. “Longe da ‘Zona Rica’, basicamente Barra e Recreio, existem pontos importantes e antigos de forte violência”.

Porém, nas zonas onde as UPPS existem de fato, a situação não é tão boa. Notícias recentes mostram que a pacificação não veio para vários complexos, como o do Alemão, onde o comandante da UPP Nova Brasília, capitão Uanderson Manoel da Silva, foi morto na última quinta-feira (11).  Uanderson (por acaso ex-integrante do 14ºBPM) foi baleado no peito durante uma troca de tiros com possíveis traficantes. 

>>Preso suspeito de matar comandante de UPP Nova Brasília

A Rocinha, zona sul do Rio, também enfrentou dificuldades no último final de semana.  No sábado (13) pela manhã, militares e traficantes se enfrentaram num beco conhecido como 199. Esse é o segundo final de semana seguido em que há tiroteios na região.

Já na Mangueira, o sábado também foi tenso. A cabine da UPP da favela foi alvo de tiros, assim como uma viatura. O clima tenso levou a Escola de Samba Mangueira a cancelar um de seus ensaios. 

*Do programa de estágio do JB