ASSINE
search button

Rio: mais um fim de semana violento. De que vale parceria entre estado e União?

Turista é esfaqueado em Copacabana; troca de tiros assusta moradores de Mangueira e Rocinha

Compartilhar

Moradores do Rio de Janeiro viveram, neste fim de semana, mais momentos de violência e insegurança, numa rotina que vem assustando tanto quem vive em comunidades carentes quanto os das áreas mais ricas. A sequência de assaltos e troca de tiros e a ascensão da criminalidade comprovam que a propalada pacificação da cidade está longe de se tornar realidade, apesar de o candidato oficial ao governo do Estado insistir em suas propagandas de campanha no sucesso do projeto das Unidades de Polícia Pacificadora.

O Rio quer votar na continuação de tudo o que aí está? 

E os problemas acontecem não apenas com a flagrante falta de segurança. Na área da economia o estado também vive um momento de crise. Em Resende, a Nissan, única montadora que ainda não havia sinalizado mudanças em seu quadro de colaboradores, não resistiu à crise do setor automobilístico. Nada menos que 290 contratos foram suspensos. A PSA Peugeot-Citroën também lançou Programa de Demissão Voluntária em Resende, aderido por 622 funcionários, e a MAN Latin America suspendeu o contrato de cerca de cem colaboradores, até dezembro. 

Como se não bastasse, o setor de agricultura também atravessa uma severa crise, e o comércio, de acordo com levantamento do Jornal do Brasil,  caiu até 60%.

>> Estagflação: período de recessão leva pessimismo aos mercados populares

Fica a pergunta no ar: aquele discurso chavão da época das eleições, de que é importante votar em candidatos ao governo do Estado e à Presidência da República que estejam alinhados, para formar uma parceria positiva, realmente faz sentido?

Violência

Neste domingo (14), mesmo com a antecipação da Operação Verão em três meses, que colocou na orla da cidade 650 homens da Polícia Militar, a onda de assaltos e furtos tomou conta das praias da Zona Sul. Até as 16h30m, a PM registrou nada menos que 50 ocorrências entre os postos 7 e 8 (Arpoador e Ipanema). Em Copacabana, dois homens e um adolescente, suspeitos de furtar pertences de banhistas, foram detidos. Um deles tentou fugir para água, mas foi capturado no mar por policiais militares. Houve confusão e policiais tiveram de jogar bombas de gás lacrimogêneo.

Na manhã de sábado (13)um turista argentino foi esfaqueado na Praia de Copacabana, Zona Sul do Rio, durante um assalto. Ele teve o celular e R$ 700 levados. Um suspeito foi preso por guardas municipais.

Na comunidade da Mangueira, uma troca de tiros na região de mata conhecida por Vila Miséria assustou moradores. O clima tenso fez com que diretores da Estação Primeira da Mangueira cancelassem no sábado (13) o evento que escolheria o samba enredo da escola:

Veja o comunicado da Mangueira no Facebook:

Comunicado aos compositores da Estação Primeira de Mangueira e a toda sua enorme nação. Nesta data, 13-09-14 (sábado) não haverá disputa de samba enredo. A atividade desta noite foi suspensa por motivos que visam preservar a integridade e a segurança de todos os que participam e abrilhantam a nossa grandiosa campanha.

Jr Schall, Diretor de Carnaval da Estação Primeira de Mangueira.

Ainda no sábado, mais um tiroteio na Rocinha, na Zona Sul, no final da manhã, levou insegurança aos moradores. PMs da UPP foram recebidos a tiros por criminosos quando realizavam patrulha na localidade conhecida como Beco 199.