ASSINE
search button

Preso suspeito de matar comandante de UPP Nova Brasília

Compartilhar

Um suspeito de participação no assassinato do capitão Uanderson Manoel da Silva, de 34 anos, comandante da UPP Nova Brasília, no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio, foi preso na madrugada desta sexta-feira (12). Cassiano da Silva Harris, de 20 anos, foi reconhecido por PMs da UPP como o responsável por atirar um artefato contra um carro da PM cerca de meia hora antes do confronto que terminou com a morte do comandante. 

Um artefato similar teria sido encontrado próximo ao local onde morreu o capitão. Cassiano seria conhecido pelo envolvimento com o tráfico de drogas e por ser um braço armado no Alemão. As buscas por outros suspeitos continuam, com PMs de UPPs, do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e agentes da Polícia Civil.

Segundo informações da assessoria das Unidades de Polícia Pacificadora, o capitão Uanderson estava sem colete à prova de balas no momento em que tomou um tiro no peito que o levou à morte na noite de quinta-feira (11). Ele chegou a ser socorrido e passou por uma cirurgia no Hospital Getúlio Vargas, mas não resistiu. O tiroteio ocorreu por volta das 17h30.

Mais cedo ocorreu outra troca de tiros. Às 14h30, policiais faziam patrulhamento na localidade conhecida como Campo do Seu Zé quando avistaram homens armados. Houve tiroteio, e os bandidos fugiram deixando para trás 58 papelotes de cocaína, 10 pedras de crack e duas motos.

Pouco depois, militares da UPP Fazendinha encontraram Raian Dias da Rocha, de 20 anos, que foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento com ferimentos causados por disparos de arma de fogo. Raian foi transferido para o Hospital Municipal Souza Aguiar.

A UPP Nova Brasília foi inaugurada em abril de 2012 juntamente com a UPP Fazendinha. A unidade é responsável pela segurança  das localidades Ipê Itararé, Mourão Filho, Largo Gamboa, Cabão, Joaquim de Queiroz, Loteamento, Prédios, Aterro I e Aterro II.

O capitão Uanderson era casado e tinha uma filha. O sepultamento acontece nesta sexta-feira, às 16h, na capela A do cemitério Jardim da Saudade em Sulacap. Ele estava há 11 anos na Polícia Militar. O capitão trabalhou no 14º BPM (Bangu), 15º BPM (Caxias) e 41º BPM (Irajá). Ele comandava a UPP Nova Brasília há 3 meses. 

O governador Luiz Fernando Pezão lamentou a morte do capitão que morreu trabalhando em defesa da paz dos moradores do Alemão. "Em momentos como esse, temos ainda mais determinação para não recuar e manter nosso compromisso com a pacificação, que reduziu a taxa de homicídios nas comunidades”. O governador reafirmou que a política de pacificação veio para ficar.

"Hoje, [sexta-feira] vamos formalizar a permanência do Exército na Maré para dar continuidade ao processo de pacificação com a futura instalação de UPPs. As unidades têm sofrido ataques de marginais que tentam, a todo custo, desmoralizar o programa. Tentativas como essa não nos intimidam", alertou.

Tropas do Exército e dos fuzileiros navais ocupam, desde abril deste ano, o Complexo da Maré para a instalação de UPPs nas comunidades mais violentas do Rio. O convênio com o Ministério da Defesa já foi prorrogado até o dia 31 de outubro e será estendido por mais um período.

Devido ao tiroteio de ontem, o teleférico do Complexo do Alemão ficou fechado desde as 17h50, por medida de segurança. Hoje voltou a funcionar normalmente a partir das 6h. Apenas uma escola da rede municipal de educação não terá aula na comunidade.