ASSINE
search button

Dez flanelinhas e três cambistas são detidos no entorno do Maracanã

Compartilhar

Agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), com o apoio de guardas municipais, detiveram 10 flanelinhas e três cambistas que agiam no entorno do Maracanã, durante a partida entre Rússia e Bélgica pela Copa do Mundo, neste domingo (22/06). Todos foram levados para a 20ª DP (Vila Isabel). Os flanelinhas, além do exercício ilegal da profissão ser uma contravenção, podem incorrer em vários crimes como formação de quadrilha, extorsão, ameaça, entre outros, tornando-se caso de Polícia. Os cambistas se enquadram em crime contra a economia popular.  

Fiscais de Atividades Econômicas que participaram da fiscalização interditaram três estabelecimentos por descumprirem o decreto que proíbe a comercialização e consumo de bebidas alcoólicas no entorno do Maracanã duas horas antes e duas horas após o término do evento. O primeiro bar interditado foi o Renatos, na Rua Visconde de Itamaraty. O segundo estabelecimento interditado foi o Minimarket, na Rua Isidro de Figueiredo. O terceiro estabelecimento, Macajuba, localizado na Rua Conselheiro Olegário, além de ser interditado pela venda de bebida alcoólica, também foi autuado por colocar mesas, cadeiras e mercadorias na calçada sem autorização.   

Foram apreendidos com ambulantes irregulares 66 bandeiras e 44 unidades de bebidas diversas.

No combate ao estacionamento irregular, foram rebocados 34 veículos e 68 multados por estacionamento em local proibido nas imediações do estádio. 

Na madrugada deste domingo, guardas municipais da UOP Tijuca flagraram dois homens acumulando pneus na esquina da Rua Mará com Av. São Francisco Xavier, em Vila Isabel. Os guardas municipais apreenderam os 30 pneus que seriam supostamente utilizados em alguma manifestação.  

O objetivo da operação é coibir o comércio ambulante irregular, o estacionamento em local proibido e fazer cumprir o decreto 30.417, de 22/01/2009, que dispõe sobre a proibição do consumo e comercialização de bebidas alcoólicas no entorno do Maracanã duas horas antes e duas horas após o término do evento.