ASSINE
search button

Corpo de Marcello Alencar será velado no Palácio da Cidade

Compartilhar

O corpo do ex-prefeito e ex-governador do Rio de Janeiro Marcello Alencar, que morreu nesta terça-feira (10) aos 88 anos, será velado na quarta, no Palácio da Cidade, sede da prefeitura carioca. O velório será aberto ao público das 9h às 14h, segundo o deputado federal Otávio Leite (PSDB-RJ), que foi secretário municipal de governo de Alencar. Em seguida, o corpo do ex-prefeito será cremado.

“Ele enfrentou, ao longo da vida, muitos problemas de saúde e sempre se recuperou. Teve três AVCs [acidentes vasculares cerebrais] e passou por cirurgias importantes. Ele deixa todo um histórico de um carioca apaixonado pela cidade, de homem público, apaixonado pela coisa pública. Era uma referência. Era chamado de prefeito das ruas. Ia para os lugares, ouvia as pessoas”, disse Leite.

>> Ex-governador Marcello Alencar morre aos 88 anos no Rio

>> Prefeitura do Rio decreta luto de três dias pela morte de Marcello Alencar

Nascido em 1925, Marcello Alencar foi prefeito da cidade do Rio por duas vezes (entre 1983 e 1985 e de 1989 a 1992) e governador de 1995 a 1999. Advogado, Alencar foi presidente de honra do PSDB até o fim de sua vida. O corpo será cremado em cerimônia familiar logo após o velório.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, lamentou a morde do ex-governador por meio de nota. Veja o comunicado:

"O Rio perdeu hoje um de seus filhos mais ilustres. Marcello Alencar marcou seu nome na história de nosso país. Como advogado, lutou contra a ditadura defendendo presos políticos. Duas vezes prefeito do Rio, saneou as contas do município e transformou a paisagem da Cidade Maravilhosa. Como governador, abriu vias importantes e ampliou o metrô deixando um legado de desenvolvimento. Para mim, foi uma referência e uma inspiração desde o início da minha vida pública. É um dia de tristeza para a família, amigos e todos os cariocas

Com Agência Brasil e Portal Terra