ASSINE
search button

Grupo exaltando governo tenta frustrar manifestação de moradores da Rocinha

Compartilhar

Um grupo uniformizado fazendo exaltações à atuação do governo do Estado do Rio de Janeiro tentou interromper um protesto de moradores da comunidade da Rocinha, Zona Sul da cidade, na tarde deste sábado (22/2). Os moradores pediam a priorização dos investimentos do PAC 2 em saneamento.

Vestidos de amarelo, o grupo a favor do governo, já conhecido pela comunidade como "amarelinhos", chegou pouco depois da hora marcada para o protesto. Usando carros de som, megafones e panfletos coloridos com agradecimentos aos governantes, eles alegaram que os investimentos do PAC deveriam sim ser feitos no teleférico, ainda que não negassem a importância do saneamento para a comunidade.

Segundo os organizadores da manifestação da Rocinha, que contou com os movimentos locais Rocinha sem Fronteiras, SOS Rocinha, Salvemos São Conrado e a Associação de Moradores do Laboriaux e Vila Cruzada, o teleférico não é prioridade e não responde às necessidades dos moradores, já que não será acessível para cadeirantes e não permitirá o transporte de mercadorias, materiais de construção, ou lixo. Além disso, estima-se que a sua construção acarretará na remoção de cerca de 4 mil famílias.

>> Rocinha e Alemão pretendem processar Estado por causa de Teleférico

Apesar da tentativa de frustrar o protesto, faixas colocadas na passarela e na entrada da comunidade e uma instalação com privadas e um esqueleto chamaram atenção para o problema de forma criativa. A ação deste sábado fez parte da campanha Verão do Saneamento, uma mobilização que é apoiada pela ONG Meu Rio, que visa chamar a atenção para a falta do saneamento para mais da metade da cidade do Rio de Janeiro. As ações aconteceram em vários bairros, viabilizadas por moradores e voluntários dos quatro cantos da cidade.