ASSINE
search button

Pane em sinais deixa trânsito caótico em diversos bairros do Rio

Compartilhar

Uma pane no sistema de sinais de trânsito no Rio prejudicou ainda mais a fluxo de veículos, que já vinha sendo complicado deste o início da semana, devido às intervenções promovidas pela Prefeitura no Centro. De acordo com o Centro de Operações, foram identificadas falhas de comunicação nas centrais semafóricas da Zona Sul, Centro e Zona Norte.

A CET-Rio e a Guarda Municipal foram acionadas para operarem nos locais mais afetados. Também foram enviadas equipes de manutenção para reparar o problema.

Com os sinais em pane, veículos bloqueavam cruzamentos, deixando o trânsito completamente congestionado. Os reflexos eram sentidos principalmente na Zona Sul, Zona Norte e Centro. 

Somente às 11h55 as centrais semafóricas foram totalmente normalizadas. Agentes de trânsito ainda trabalhavam nas áreas mais prejudicadas pela pane e motoristas ainda enfrentavam lentidão em diversos pontos da Zona Norte, Centro, Zona Sul e Zona Oeste. 

De acordo com o Centro de Operações da prefeitura do Rio, houve uma falha de comunicação no servidor que controla a programação dos sinais luminosos. Com isso, pela manhã, os sinais estavam piscando somente a cor amarela, uma programação que deveria ficar apenas durante a madrugada. Em outros locais, os sinais ficaram com a luz vermelha acesa, confundindo os motoristas.

O problema começou no início da manhã. Passadas mais de quatro horas, o gerente executivo do Centro de Operações, Pedro Junqueira, ainda não sabia o motivo da pane e também não tinha previsão para a regularização do problema.

“A gente entende a consequência, sabe onde está o ponto de atenção, ou seja, temos uma direção para a investigação, mas não temos como resolver. Estamos focados para resolver agora e já pensando na volta para a casa”, disse.

Junqueira explicou que o problema não pode ser tratado como “um colapso total”, porque os sinais não se apagaram, mas funcionam com a programação errada. “É um fato raro”, lamentou.

Na Zona Portuária, sinais piscavam na Avenida Francisco Bicalho, afetando o Elevado do Gasômetro e parando a Ponte Rio-Niterói. Havia reflexos na Avenida do Contorno e na BR-101. No Centro, havia sinais apagados no Trevo das Forças Armadas e na Avenida Presidente Vargas.

A Linha Amarela também ficou congestionada no sentido Fundão desde a altura da Avenida Geremário Dantas. Havia problemas também na Tijuca, em São Cristóvão, no Lins de Vasconcelos, e no Méier. Na Zona Sul, os bairros afetados foram Laranjeiras, Lagoa, Jardim Botânico, Botafogo e Humaitá. 

Além do problema com os sinais, o carioca enfrenta mais um dia de confusão no Centro por causa das mudanças no trânsito implantadas na segunda-feira (17). Várias ruas estão com a mão invertida e outras com o acesso proibido. A orientação aos motoristas é feita por agentes de trânsito, que não conseguem impedir os congestionamentos.

O problema ficou ainda pior devido à falta de energia que atingiu parte de Botafogo. O quarteirão das ruas Real Grandeza e Voluntários da Pátria, em Botafogo ficou sem luz por volta das 8h30m. 

Com Agência Brasil