ASSINE
search button

Reportagem do 'JB' sobre remoções em UPPs repercute na mídia internacional

Compartilhar

Após uma reportagem publicada pelo Jornal do Brasil no dia 15 de dezembro - "Pesquisa alerta para impacto das remoções na saúde dos moradores" -, abordando as graves consequências das remoções em comunidades pacificadas do Rio de Janeiro, em função das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo do Estado do Rio, a Ong internacional Rio On Watch repercutiu o tema na sua página oficial na internet.

No dia 22 de setembro, o artigo “Governador pacificou a Rocinha como na Alemanha. Só falta câmara de gás", publicado pelo professor Davison Coutinho na coluna Comunidade em Pauta, do Jornal do Brasil, teve repercussão internacional no mesmo blog.

A reportagem assinada pela repórter Cláudia Freitas aborda as questões sociais envolvidas nas remoções realizadas nas comunidades do Complexo do Alemão, Manguinhos, na Zona Norte, e Rocinha, na Zona Sul, cujos os moradores estão sendo afetados pelas obras do PAC, já apresentando problemas de saúde. A matéria também enfoca que os principais objetivos anunciados pelo governo estadual para o PAC não foram alcançados, especialmente com relação à moradia, saneamento básico e mobilidade urbana. 

As informações constam em um relatório de pesquisa desenvolvida pelo Laboratório Territorial de Manguinhos (LTM) da Escola Nacional de Saúde Pública, em parceria com a Fiocruz e o Ministério das Cidades/CNPq, que será entregue até o final de 2014, com recomendações de melhorias nas comunidades estudadas. Veja aqui a matéria na íntegra. 

Já o artigo de Davison Coutinho, que é morador da comunidade da Rocinha, afirma que a região está abandonada pelo poder público durante décadas, e ainda sofre o domínio do tráfico. Davison diz que a chegada da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) acendeu na população do lugar um "sonho de uma vida melhor". 

No entanto, Davison relata que nos becos e vielas estão acontecem "ameaças, opressões, espancamentos e torturas, como já foi denunciado pelo Jornal do Brasil durante as investigações do sumiço do pedreiro Amarildo". Veja aqui o artigo na íntegra.

Em setembro, outra reportagem do JB sobre comunidades pacificadas ganhou espaço no Rio On Watch. Esta foi sobre a polêmica envolvendo o Teleférico do Conjunto das Favelas do Alemão, na Zona Norte da cidade, indicado como "carro chefe" das melhorias prometidas pelo governo estadual, que recebeu o recurso de R$ 210 milhões, mas que se transformou em alvo de crítica dos moradores. Segundo a população da região, o equipamento de mobilidade não atende às necessidades básicas, como sugerido no seu projeto original. Veja aqui a reportagem na íntegra.