ASSINE
search button

Defesa Civil coordenará implosão do Elevado da Perimetral no Rio

Compartilhar

A implosão do primeiro trecho de mais de um quilômetro do Elevado da Perimetral, na manhã deste domingo (24), será de responsabilidade da Defesa Civil do Rio, a quem caberá a coordenação geral da operação, inspeção e isolamento da área. Trinta técnicos garantirão a segurança dos moradores do entorno.

Os moradores foram orientados a deixar os imóveis localizados a menos de 150 metros da área da implosão. Aproximadamente 130 pessoas serão deslocadas de suas casas, número reduzido pelo fato de a operação ser em um domingo, quando grande parte do comércio está fechada.

A partir das 5h da manhã, técnicos da prefeitura participarão da retirada dos moradores, que deverão desocupar os imóveis até as 6h. Sinais sonoros serão emitidos para alertar sobre os preparativos e o início da implosão, marcada para 7h15.

Para substituir o Elevado da Perimetral, a prefeitura construirá “o maior túnel urbano do país”, com 2.570 metros de extensão, o que permitirá a abertura de um grande passeio público com 61 mil m² e 2,6 km de extensão – do Armazém 8 até a Praça XV.

A nova via expressa terá três faixas de rolamento em cada sentido. Combinada à Via Binário do Porto, inaugurada no dia 2 de novembro, a nova via aumentará a capacidade do tráfego em 27%, a partir de 2016.