ASSINE
search button

Marcha dos Milhões de Mascarados ocupa Centro do Rio

Compartilhar

Um forte esquema de segurança foi montado pela Polícia Militar no Centro do Rio de Janeiro, nesta terça-feira, para a "Marcha dos Milhões de Mascarados". Manifestações eram esperadas em diversas cidades ao redor do mundo.

Os atos foram convocados pelo grupo Anonymous na internet. A data escolhida para o movimento coincide com a Noite de Guy Fawkes, quando houve uma tentativa frustrada de explodir o Parlamento Britânico em 5 de novembro de 1605, organizada por um grupo conhecido como "Conspiração da Pólvora". O episódio é mencionado na história de quadrinhos e no filme V de Vingança, origem das máscaras brancas difundidas em protestos ao redor do mundo nos últimos anos.

No Centro do Rio, os manifestantes ocuparam a Avenida Rio Branco. Por volta das 19h, cerca de 100 pessoas, segundo a PM, caminhavam pela via, que teve uma faixa lateral liberada para a passagem de veículos. Aos gritos de "fora Cabral", eles carregavam faixas e bandeiras com o símbolo do anarquismo.

Às 19h45, o grupo chegou à Cinelândia, onde fica a Câmara Municipal. Por volta das 20h, muitos se dirigiram para a Assembleia Legislativa.

No início da manifestação, o movimento foi baixo. Por volta das 18h30, cerca de 30 pessoas se reuniam no cruzamento das avenidas Presidente Vargas e Rio Branco. Algumas delas usavam máscaras alusivas a Guy Fawkes. 

A Polícia Militar ordenou que um dos manifestantes, que estava fantasiado de Batman, tirasse a máscara, obedecendo a lei estadual que proíbe o uso dessas peças em protestos. Os policiais negociaram para que os manifestantes ocupassem apenas três faixas da avenida Rio Branco durante a passeata.