ASSINE
search button

Amarildo: Polícia Civil tentou negociar entrega de armas e corpo com bandido

Compartilhar

As investigações do Ministério Público do Rio chegaram às escutas telefônicas que estavam em poder da 15ª DP (Gávea). Elas revelaram que em 18 de julho, quatro dias após o desaparecimento de Amarildo, da Favela da Rocinha, um policial civil tentou negociar a entrega de armas com uma pessoa ligada ao tráfico na região. Amarildo foi torturado por policiais da Unidade de Polícia Pacificadora da Rocinha (UPP) para entregar a localização de um paiol de armas na favela. E a perícia da Polícia Civil nas quatro viaturas do Bope que estiveram na favela no final da noite em que Amarildo foi torturado, deu positivo para a reação com luminol em três delas, apontando presença de material orgânico.

Nas escutas, um homem pede a um traficante conhecido como Juliano Ferreira de Medeiros, o Espinha, para entregar armas à polícia em troca de “deixar o morro em paz”. Mas Espinha se nega a entregar o armamento, alegando ter dado fuzis para um policial militar da UPP da Rocinha, que estava infiltrado na quadrilha. O traficante disse que o policial “não apresentou as armas”. 

A segunda ligação no mesmo dia foi de um homem que se identificou como delegado e queria negociar a entrega do corpo de Amarildo. "A paz será selada se o corpo aparecer”, disse o "delegado" durante a ligação. Mas Espinha responde que  “a morte do Boi [Amarildo] foi de responsabilidade da UPP do major [Edson dos Santos]”. Os grampos fazem parte da Operação Paz Armada. Juliano Ferreira de Medeiros foi indiciado na ação do Ministério Público.

A Polícia Civil do Rio encaminhou as amostras de material orgânico encontrado nas viaturas do Bope para novo exame que deve indicar a presença de sangue. O MP-RJ investiga se a tropa da PM retirou o corpo do ajudante de pedreiro da Rocinha, após a sessão de tortura.