ASSINE
search button

Pais proíbem candidata de estudar na véspera do Enem

Compartilhar

Às vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que este ano reúne um número recorde de 7,1 milhões de inscritos, há quem escolha relaxar e quem veja nestas últimas horas a chance de recuperar o tempo de estudo perdido. No caso da estudante Mariana Martins, 18 anos, que tenta entrar na faculdade de medicina, não houve nem chance de tomar essa decisão: os pais a proibiram de estudar mais.

"Por mim eu estudava até o último minutinho, sempre tem um conteúdo que a gente pode revisar, fixar melhor, mas meus pais proibiram. Têm medo que eu fique ainda mais nervosa", diz Mariana, que nos últimos meses dividiu sua rotina entre estudo e mais estudo. "Acordo 6h para ir para a aula, vou para casa, almoço e sigo estudando até 21h", conta a estudante, que participou nesta sexta pela manhã de um "aulão" pré-prova promovido pelo curso QI junto a outros 600 alunos em um cinema no Leblon, zona sul do Rio.

Ao lado das amigas Priscila Salerini, 20 anos, e Taiana Albana, 19, que tentam entrar em design de interiores e economia, respectivamente, ela elege como principal preocupação a redação. "Seria bom se caísse um tema que a gente já praticou, essa surpresa causa muita ansiedade", diz. "E a gente ainda tem que dar uma solução, pensar em algo inovador".

Já para Priscila, que faz aniversário no domingo da prova – "passar vai ser o melhor presente" -, e planeja revisar tudo o que conseguir até o final do dia, o principal inimigo é o tempo. “É uma prova muito longa, não podemos levar relógio. Você ficar um pouco a mais numa questão significa perder tempo para resolver outras mais complexas".

Outra preocupação é a metodologia de correção, a temida Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que os acertos têm pesos diferenciado de acordo com a sequência de respostas em cada item. "Você fica sem saber se foi bem ou mal, o não dá pra achar nada", comenta Taiana. "A impressão é que falta transparência, ficamos inseguros com a correção", diz Mariana.

Coordenador de pré-vestibular do QI, Renato Pellizzari elogia o modelo TRI, que considera uma forma melhor de avaliar o real conhecimento do aluno. Ele também faz coro aos pais de Mariana: agora é o momento de descansar. "Hoje é bom que o aluno aproveite para descansar, tenha um dia tranquilo, coma coisas leves, confira o lugar de prova, o material", enumera.

Ele também ressalta a importância da boa utilização do tempo durante o exame e recomenda que cada item seja resolvido em sequencia, a fim de tirar o melhor da correção . "São 180 questões, dois dias longos de prova. O aluno tem que estar preparado para resolver cada uma em cerca de três minutos e ter tempo de se ater ao que considerar mais importante. Respondendo na sequência do item ele mantém a linha de raciocínio, tem mais chance de ir melhor, mostrar o domínio da área de conhecimento, como pede a prova."

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chega a sua 15ª edição em 2013 tendo se consolidado como um dos índices de avaliação da educação brasileira e também como principal meio de acesso às universidades públicas do Brasil. Atualmente, apenas oito das 10 principais instituições federais ainda não adotaram a prova como sistema de ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), situação que, seguindo a tendência atual, deve atingir 100% de adesão nos próximos anos.

Neste ano, foram mais de 7 milhões de inscritos que podem concorrer a cerca de 1,1 milhão de vagas em instituições públicas e privadas, por meio do Sisu, do Programa Universidade para Todos (Pruni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As provas ocorrem sábado e domingo.

No primeiro dia, a partir das 13h (horário de Brasília), serão aplicados os testes de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os candidatos têm 4h30 para resolver as questões. Já no segundo dia, novamente a partir das 13h (de Brasília), serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação. Neste dia, em virtude do texto que precisa ser feito, há uma hora a mais no tempo total de resolução do teste.

O gabarito oficial do Enem 2013 será divulgado na página do Inep, órgão responsável pela realização do Exame, até o dia 30 de outubro.