ASSINE
search button

PT e PMDB não chegam a um acordo no Rio sobre 2014

Negociações deverão prosseguir visando apoio à Dilma

Compartilhar

O encontro entre o presidente do PT, Rui Falcão, com o governador do Rio, Sérgio Cabral, e seu vice e candiato ao Palácio Guanabara em 2014, Luiz Fernando Pezão, não resultou em nenhum entendimento para as eleições do próximo ano. As candidaturas de Lindbergh Farias e Pezão foram mantidas e o apoio do PMBD à presidente Dilma ficou indefinida.

Ao final do encontro era visível o constrangimento dos particpantes pela falta de um acordo que pudesse assessgurar os interesses do PMDB e do PT para as próximas eleições. Segundo Falcão, foi discutida a eleição no Rio com as duas candidaturas e o apoio à Dilma, o qual ele insistiu para que Cabral e Pezão dessem apoio. O vice-governador, por sua vez ressaltou que as conversas ainda não terminaram e o mais importante é que a aliança entre os dois partidos tenha um único palanque. Ele, no entanto, não citou quem seria esse candidato.

Cabral lembrou a Falcão no encontro o capital político do PMDB no estado. O PMDB do Rio comanda 24 prefeituras das 92 do estado, além de ter mais seis vice-prefeitos. O partido conta ainda com 15 deputados estaduais e nove federais. Rui Falcão, no entanto, afirmou após o almoço  que não houve por parte de Cabral ou Pezão qualquer insistência para que o PT desistisse de uma candidatura própria. Ele disse que acahava natural o governador defender seu candidato, mas resssaltou que ele respeitava a decisão do PT de ter Lindbergh concorrendo. Após esse almoço, num outro encontro com o ex-presidente LuLa, do qual particparam Lindbergh, Falcão, Cabral e Pezão, o tema foi novamente debatido.

Para o senador Lindbergh Farias, sua candidatura será mantida, mas o PT fará todo esforço possível para manter a alainaça com o PMDB no Rio e ter o apoio para a presidente Dilma em 2014. Para esfriar os ânimos, Lula elogiou Cabral durante evento realizado pela Fecomércio no Copacabana Palace. Segundo ele, Cabral foi um dos governadores do Rio que mais fez obras no estado.