ASSINE
search button

Tesouro arqueológico é encontrado em obras do metrô no Rio

Compartilhar

Uma herança histórica escondida debaixo da terra foi revelada durante as obras na nova linha do metrô do Rio de Janeiro. São mais de 200 mil objetos, entre peças inteiras e alguns fragmentos, dos séculos XVII, XVIII e XIX. 

O tesouro arqueológico foi encontrado no Centro da cidade, enterrado em um terreno usado para fabricar peças para as obras do metrô. Todo o material vai ser analisado e catalogado. As informações são da GloboNews.

Entre as peças estão joias, itens de higiene pessoal, grande quantidade de porcelanas e recipientes de vidro, alguns ainda com líquidos dentro, que vão ser examinados. Também foram achados cachimbos e comprimidos. 

O material encontrado mostra que havia pessoas de diferentes classes sociais convivendo na região. Na época, como não tinha coleta de lixo muita coisa era enterrada nos quintais. "A gente até tinha a ideia de encontrar um sítio arqueológico, só que ninguém imaginava que a gente ia encontrar um sítio com essa complexidade e riqueza. E que poderia permitir reconstituir e resgatar o passado de gerações e gerações de brasileiros e estrangeiros a partir do que eles deixaram como resíduo", disse o arqueólogo Cláudio Prado de Mello.