ASSINE
search button

Fernando Henrique Cardoso faz palestra no Museu da Maré

Compartilhar

Na tarde deste sábado (24), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso participou do evento TEDx que, dessa vez, chegou ao Complexo da Maré. O político compareceu ao evento na sua posição de sociólogo para falar sobre a sua visão global das novas formas de governar, abordando política, informação e transformação social.

O evento, que aconteceu durante todo o sábado, também contou com a presença de membros do Mídia Ninja, pesquisadores e ativistas. Além destes, moradores de periferias como a favela do Jacarezinho, do Complexo do Alemão, de São Gonçalo e da própria Maré também estavam listados para compartilhar suas experiências. Os palestrantes abordaram temas como comunicação, educação, cidadania, mobilização social, segurança e cultura de rede, abordados do ponto de vista local e global.

O ex-presidente saudou a multiplicidade de convidados, vindo de diferentes lugares, unidos para dividir conhecimento em um mesmo evento. “O fato de estarmos aqui juntos, como iguais, é sinal que o Brasil tem esperança”, pontuou.

O organizador do evento, Anderson França, comentou a ida de FHC, considerada de extrema importância para a iniciativa. “Trazer o Fernando Henrique é trazer alguém que está do outro lado, mas que entende o que a gente tem feito, que não é ONG, são pessoas se conectando e propondo novos modelos de trabalho, de ação e de conexão”.

Fernando Henrique Cardoso ainda falou sobre desenvolvimento social, que quase nunca acompanha o crescimento econômico. Ainda apontou a necessidade de figuras públicas conviverem nas comunidades, como caminho para inverter a ordem de poder. “Isso é uma democracia, o Brasil está avançando”.

Eleições 2014

Recentemente, o ex-presidente comentou sobre a possibilidade da realização de prévias para decidir o candidato que irá concorrer à Presidência pelo PSDB. Apesar de tentar reduzir a tensão entre os possíveis candidatos Aécio Neves e José Serra, FHC reconheceu a vantagem que o senador mineiro dispõe sobre o ex-governador de São Paulo dentro do partido.

Mas minimizou a questão, concordando com a realização das prévias, caso haja mais de um pretendente ao cargo. “Acho natural que, havendo mais de um candidato, o PSDB encontre uma alternativa para a escolha que não seja apenas a indicação pela Executiva.”

Aécio se mantém como principal nome para concorrer a sucessão de Dilma Rousseff, enquanto Serra também cogita a candidatura.

Acusações de cartel em licitações

No início deste mês, quando questionado sobre o esquema de formação de cartel em licitações de transporte público durante gestões do PSDB no estado de São Paulo, o sociólogo saiu em defesa de seu partido.

O ex-presidente afirmou que não há confirmação de participação no escândalo dos ex-governadores Mário Covas e Serra e do atual governador Geraldo Alckmin. "Não houve acusação de que o governo de São Paulo tivesse sido favorecido ou que algum político do PSDB tivesse se beneficiado”, declarou.