ASSINE
search button

Decreto de Cabral não acaba com uso abusivo de aeronaves

Planilhas de voo estão sendo analisadas por procurador

Compartilhar

O governador Sergio Cabral editou nesta segunda-feira decreto que disciplina o uso de aeronaves oficiais pelas autoridades do estado. As regras, no entanto, não restringem completamente o uso abusivo de helicópteros e aviões ao não deixar claro que parentes e amigos não podem viajar nas aeronaves

O Ministério Público do Rio de Janeiro está analisando as planilhas de voo das aeronaves que servem ao Governo do Rio de Janeiro para avaliar se houve abuso na utilização dos equipamentos.  As planilhas chegaram ao órgão nesta segunda-feira (5/8) e deverão ter uma avaliação concluída em breve. Pelas regras definidas no decreto editado por Cabral, o helicóptero Agusta, comprado por R$ 15 milhões, que transportava sua família para a mansão em Mangaratiba quase todo final de semana, ainda pode ser usado para este mesmo fim, desde que essas viagens sejam justificadas como "de segurança" e permtidas pela Casa Civil. Qual secretário que vai negar esses voos ao chefe?

De acordo com o decreto, a partir de agora os helicópteros e aviões oficiais que servem às autoridades estaduais só poderão ser usados com autorização da Casa Civil e os solicitantes deverão informar o destino, horário e previsão de tempo de utilização. O decreto também prevê abertura de processo disciplinar para os casos de uso irregular das aeronaves.

De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério Público, a análise das planilhas encaminhadas pelo governo do estado não tem prazo para ser concluída. No entanto, diante da situação envolvendo o governador e a utilização para fins pessoais, esse resultado deverá ser conhecido em breve.