ASSINE
search button

Procon multa restaurantes por uso de alimentos fora da validade

Compartilhar

A Secretaria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, por meio do Procon-RJ, começou nesta sexta-feira a Operação Ratatouille, cujo alvo foram os restaurantes mais caros da cidade. Dos 10 estabelecimentos vistoriados nos bairros do Leblon, Barra da Tijuca, Jardim Botânico, Leme e Centro, três deles foram autuados e multados por usarem alimentos fora do prazo de validade.

No restaurante Quadrifoglio, no Jardim Botânico, os fiscais encontraram profiterole, molho de carne, tomate pelado, macarrão cozido, creme de leite, sorvete e ovo pochê com o prazo de validade vencido. No caso do ovo pochê, por exemplo, os agentes verificaram que não é cozido quando o cliente faz o pedido e sim com antecedência, o que amplia a possibilidade de contaminação alimentar por salmonella.

Já no Guiseppe, no Centro, foram recolhidos bucho, capeletti e queijo fora da validade. Na Casa Gourmet, que divide o mesmo endereço com o Guiseppe, os fiscais recolheram pastas, geleias, queijos, passas e damascos vencidos desde junho.

Os outros restaurantes fiscalizados e que não apresentaram qualquer irregularidade foram os seguintes: Roberta Sudbrack, no Leblon; Guiseppe Grill, do Centro e do Leblon; Marius Churrascaria e Crustáceos, ambos no Leme, e as duas filiais do Restaurante  Gero, em Ipanema e na Barra da Tijuca.    

“Preço alto não é garantia de qualidade. Mas em alguns casos chega a surpreender a atitude dos proprietários, como no caso do Quadrifoglio, onde o ovo pochê era cozido com antecedência e estava fora da validade. Isso é inadmissível”, comentou a secretária estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, Cidinha Campos.