Jornal do Brasil

Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2018 Fundado em 1891

Rio

CPI das Viagens de Cabral precisa de mais 10 assinaturas para ser instalada

Jornal do Brasil

Há mais de um ano, a deputada Clarissa Garotinho tenta protocolar a CPI das Viagens de Cabral na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj). Dos 70 deputados estaduais, apenas 14 apoiaram a abertura da CPI, que precisa de 24 assinaturas para ser protocolada.

Após reportagem da revista Veja, que revelou que o governador Sérgio Cabral utiliza helicópteros pagos com dinheiro público indiscriminadamente, inclusive em percursos pequenos Leblon-Laranjeiras, a deputada Clarissa Garotinho vai retomar a coleta de assinaturas e pretende sensibilizar os demais deputados estaduais.

“Espero que agora os deputados ouçam a voz que vem das ruas e que a Assembleia Legislativa possa fazer uma investigação séria sobre as viagens de Cabral, que esbanja com o dinheiro público”, disse.

No dia 26 de abril de 2012, Clarissa Garotinho (PR-RJ) solicitou à mesa diretora da Alerj que publicasse no Diário Oficial um requerimento no qual pede que a Casa Civil informe todas as viagens oficiais e extraoficiais realizadas pelo governador entre janeiro de 2007 e abril de 2011, os locais e as datas, o custo, o meio de transporte utilizado e quem o acompanhou.

A deputada enviou um requerimento ao governo com base na Lei de Acesso à Informação, porém, a Controladoria Geral da União informou que os “dados relativos à movimentação migratória (entrada e saída do território nacional) consistem em informações pessoais, reservadas ao conhecimento do próprio titular”.

Então, o deputado Anthony Garotinho apresentou um requerimento de informações na Câmara Federal para saber os destinos, a quem as aeronaves utilizadas pertenciam, e os acompanhantes nas viagens de Cabral, mas o requerimento foi barrado.

Com base na Lei da Transparência sancionada pela presidente Dilma, o deputado Anthony Garotinho também solicitou informações à Anac, à Infraero e à Polícia Federal. Os órgãos também informaram que tratavam-se de informações confidenciais.

Diante da dificuldade para receber as informações, Garotinho enviou ofício diretamente ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que também negou acesso às informações.

Confira a lista de deputados que já assinaram a CPI das Viagens de Cabral

1 - Clarissa Garotinho

2 - Luiz Paulo

3 - Édino Fonseca

4 - Marcelo Freixo

5 - Aspásia Camargo

6 - Altineu Cortes

7 - Flávio Bolsonaro

8 - Janira Rocha

9 - Lucinha

10 - Miguel Jeovane

11 - Paulo Ramos

12 - Samuel Malafaia

13 - Samuquinha

14 - Wagner Montes

Tags: Sergio, aeronaves, alerj, comissão, inquérito

Compartilhe: