ASSINE
search button

Quadrilátero do Charme de Ipanema e Shopping Leblon apoiam Light Recicla

Compartilhar

Decoração e moda em sintonia com a sustentabilidade. Esse é o conceito do EcoCharme 2013.  O projeto é apoiado pelo Shopping Leblon e pelas lojas do Quadrilátero do Charme de Ipanema, entre as ruas Aníbal de Mendonça e Joana Angélica, de 15 a 30 de junho, para marcar o Mês do Meio Ambiente. Nesta edição, os lojistas participantes incentivam a colaboração com o Projeto Light Recicla, divulgando para os cariocas sobre como apoiar a iniciativa. 

Há quase dois anos, a Light implantou o Light Recicla em diversas comunidades pacificadas do Rio, promovendo a troca de material reciclável por descontos na conta de energia. 

“Os moradores têm acesso a ecopontos, onde é feita a troca de material reciclável, como metal, plástico, papel, vidro e óleo vegetal, e, com o cadastro no projeto, ganham descontos na conta de energia”, explica Fernanda Mayrink, gerente de Atendimento às Comunidades da Light. 

Ao conhecer a iniciativa, que une sustentabilidade e representa geração de renda para clientes em comunidades, a Associação de Comerciantes do Quadrilátero do Charme de Ipanema apoiou a ideia de imediato. 

“Ipanema, como polo lançador de tendências, não poderia deixar de apoiar o movimento de preservação do meio ambiente e seus desdobramentos, como reciclagem de produtos e sustentabilidade. De 15 a 30 de junho, lojas de decoração vão sinalizar, em seus estabelecimentos, produtos (móveis, tecidos, objetos) sustentáveis e terão adesivos alusivos ao Light Recicla e folhetos com informações sobre o projeto, que merece ser abraçado por todos os cariocas”, explica Bruno Pereira, da Associação de Comerciantes do Quadrilátero do Charme. 

As lojas de decoração participantes do EcoCharme 2013 são Arquivo Contemporâneo, Elle et Lui Maison, Emporio Beraldin, Espaço Orlean, Florense Ipanema, Kartell, La Lampe, Novo Ambiente, Olhar o Brasil-Chicô e Todeschini. Já os restaurantes, Via Sete e Zazá Bistrô, vão oferecer cardápios desenvolvidos com produtos orgânicos. 

Quem também reforça essa corrente de sustentabilidade é o Shopping Leblon, que já aposta no Light Recicla, ao ser empresa madrinha do Ecoponto da Cruzada de São Sebastião, inaugurado em dezembro, e que também vai divulgar a iniciativa, este mês, do meio ambiente. Desde 2010, o Shopping Leblon implantou a coleta seletiva em seus corredores e agora inicia a conscientização do seu entorno para a importância do tema, apoiando o ecoponto.  

O Projeto 

O Light Recicla contribui com o desenvolvimento sustentável das comunidades pacificadas. Consiste na troca de materiais recicláveis de moradores de comunidades por bônus na conta de energia. Lançado em agosto de 2011, no Santa Marta, o projeto recebe em seus ecopontos vários tipos de lixo reciclável, como plástico, metal, vidro, papel e óleo vegetal. Cada item tem um preço por peso que gera crédito na conta de energia escolhida pelo participante. 

Mas o Light Recicla não é só para moradores das UPPs: os clientes de outras localidades também podem optar por realizar doações para instituições sociais da comunidade mais próxima, cadastradas no projeto.

A Light já mantém ecopontos no Santa Marta, Botafogo, Humaitá, Chapéu Mangueira, Babilônia, Chácara do Céu, Rocinha, Cruzada São Sebastião e inaugurou, no dia 10, mais um posto de coleta: na comunidade Cabritos/Tabajaras. 

Somente no Ecoponto da Cruzada São Sebastião,  de dezembro de 2012 a março deste ano, foram enviados para reciclagem 24.400 kg de detritos sólidos e 391 litros de óleo de cozinha. O ecoponto tem 935 moradores da Cruzada cadastrados. 

O Light Recicla recebeu o Prêmio Socioambiental Chico Mendes 2012, na categoria “Ações e Cases de Natureza Socioambiental”, e desde que foi implantado já coletou mais de 1.380 toneladas de material reciclável, além de cerca de 5.660 litros de óleo, que seriam descartados sem tratamento adequado. 

Endereços dos Ecopontos

• ECOPONTO PLANO INCLINADO

Estação 1 do Plano Inclinado do Santa Marta

Av. Marechal Francisco Moura s/n - acesso pela São Clemente, Praça Corumbá

2as, 4as e 6as de 8h às 16h.   

• ECOPONTO POLO PADRE VELOSO

Rua São Clemente, nº 312 – Botafogo - em frente a praça Corumbá

3as e 5as de 8h às 16h.   

• ECOPONTO METRÔ DE BOTAFOGO

Estação do metrô de Botafogo - lado direito da Rua São Clemente

2as, 4as e 6as de 8h às 16h.  

• ECOPONTO HUMAITÁ

Rua São Clemente – Em frente ao Largo dos Leões - Humaitá

3as e 5as de 8h às 16h 

• ECOPONTO LEME (BABILÔNIA E CHAPÉU MANGUEIRA)

Ladeira Ari Barroso – parte de cima entre Babilônia e Chapéu Mangueira

2as, 4as e 6as de 8h às 16h.   

ECOPONTO ROCINHA

Praça Ailton Rosa – entre a passarela e a academia a céu aberto

2as ,  4as e 6as de 8h às 16h  

ECOPONTO CHÁCARA DO CÉU

Rua do Campo da Chácara do Céu s/n 

3as e 5as de 8h às 16h  

ECOPONTO CRUZADA SÃO SEBASTIÃO  

Av. Borges de Medeiros s/n

2as, 4as e 6as de 8h às 16h 

ECOPONTO CABRITOS / TABAJARAS

Rua Euclydes da Rocha s/n  - em frente ao nº 49

3as e 5as de 8h às 16h