Jornal do Brasil

Terça-feira, 22 de Agosto de 2017

Rio

Paes deveria ter mais cuidado ao falar sobre suicídio

Conselho foi dado ao prefeito por médico psiquiatra  

Jornal do BrasilCaio Lima*

Por trabalhar em cargo público, o Prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), deveria tomar mais cuidado ao afirmar que, se o Brasil perder a final da Copa do Mundo do ano que vem para a seleção argentina, ele se mataria. O alerta foi feito pelo professor de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Antônio Egídio Nardi, especialista em psiquiatria.

Paes fez a afirmação em entrevista ao jornal britânico The Guardian e que teve grande repercussão no Brasil.  De acordo com Nardi, pessoas públicas devem ser mais cuidadosas ao falar sobre atos suicidas: “É um problema que afeta muita gente e as famílias que tiveram parentes que se suicidaram, ou tentaram, sabem o trauma que é e as dificuldades que passaram. Não existe ameaça que não deva ser levada a sério, e suicídio deve ser sempre levado a sério”.

Segundo o psiquiatra, independente da declaração do prefeito, “o suicídio atinge um número enorme de pessoas e há muito mais mortes por suicídio do que por acidentes”.

Nas contas de outro psiquiatra, José Manoel Bertolote, autor do livro “O Suicídio e sua Prevenção”, houve aumento dos casos de suicídio entre os jovens no Brasil. De acordo com o livro de Bertolote, entre adolescentes e jovens a taxa desse tipo de morte aumentou pelo menos 30% nos últimos 25 anos.

Na opinião do professor da UFRJ, Dr. Nardi, no entanto, não há provas de que uma afirmação como a de Eduardo Paes possa induzir pessoas com menor grau de discernimento, como crianças, ao suicídio: “Quem pensa no ato suicida provavelmente tem transtorno mental, e pode pensar em praticar ato pela própria doença”.

Dr. Nardi ressalta ainda que os picos com maior incidência de suicídio são entre os adolescentes, adultos jovens e terceira idade.

*Do Programa de Estágio do Jornal do Brasil

Tags: ato, bertolote, doença, nardi, prefeito, psiquiatra, suicidio

Compartilhe: